4. Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

28/09/2022

Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na quinta-feira, 29 de setembro, celebramos a Festa dos Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário-Basílica Sagrada Família, explica que existe diferença entre anjos e arcanjos. “Todos são seres criados por Deus e criados por Deus para a satisfação humana. Porém, os arcanjos são aqueles principais anjos. Todos são mensageiros de Deus,” ressalta o sacerdote. Pela nossa fé e pela revelação bíblica sabemos de sete arcanjos, mas só temos a graça de saber o nome de três, que têm uma grande missão em nossa vida.

Anjos são criaturas de Deus, puramente espirituais, que têm inteligência e vontade. Não são corporais nem mortais e normalmente não são visíveis. Vivem constantemente na presença de Deus e transmitem aos seres humanos a vontade de Deus e a Sua proteção (Youcat, n. 54).

Miguel, o libertador

São Miguel, aquele que age como Deus na história de cada um de nós. Valoroso, forte e defensor, sempre nos libertando de toda a maldade do inimigo.

“Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu” (Apocalipse 12,7-8).

Rafael, o que cura

São Rafael, o arcanjo que cura. O arcanjo que traz para nossa vida a grande graça de sermos pessoas totalmente restauradas e curadas para vivermos o amor que Deus tem para todos nós. Conheça um pouco mais sobre a história do arcanjo Rafael no livro de Tobias.

“Tobias saiu à procura de alguém que pudesse ir com ele até a Média, e fosse conhecedor do caminho. Logo encontrou, de pé, à sua frente, o anjo Rafael, mas não sabia que era um anjo de Deus” (Tobias 5,4).

Gabriel, o mensageiro

São Gabriel, o mensageiro. Aquele que sempre esteve pronto para dar boas notícias, ajudando-nos a compreender todo o plano da salvação. O arcanjo Gabriel é citado no Antigo e no Novo Testamento em vários momentos. É um “mensageiro por excelência”, descreve o site do Vatican News. Por isso, foi declarado, em abril de 1951, por Pio XII, como Padroeiro das Comunicações e da Rádio Vaticano.

“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. a virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo’” (Lucas 1,26-28).

Pela intercessão dos Santos Arcanjos, reze:

“Pelos Arcanjos pedimos a proteção da nossa Igreja, das nossas famílias, nosso trabalho e saúde. Onde houver o mal, defendei-nos e protegei-nos, ao mesmo tempo nos ilumine contra toda a tentação do demônio. Sede nossos companheiros e amigos na caminhada rumo ao Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!”

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!

Gabriela Rodrigues

Fontes: Canção Nova e Vatican News