4. A participação de Dom Fernando na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – 1952

05/08/2022

História da Igreja em Goiás

A participação de Dom Fernando na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – 1952 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi fundada em 16 de outubro de 1952, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Coube a Dom Hélder Câmara, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, protagonizar o processo. Esse acontecimento marcou a história do catolicismo brasileiro, pois tinha como finalidade articular, fomentar e fortalecer a ação da Igreja Católica no Brasil. A iniciativa tornou-se evidente durante o Congresso Mundial dos Leigos que aconteceu em Roma em 1950. Nesse grande evento, foram elaborados os primeiros esboços da futura organização religiosa com o apoio de Monsenhor Giovani Montini, secretário de Estado do Vaticano (futuro Papa Paulo VI), que muito colaborou para que a proposta fosse aprovada pelo Papa Pio XII. Afinal, esta conferência alargaria o raio de atuação e influência da Igreja no Brasil. Sendo assim, em outubro de 1952, com a permissão da Santa Sé, foi criada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a terceira conferência episcopal do mundo.

Para que isso acontecesse, houve o protagonismo de Dom Hélder Câmara com o apoio e trabalho de um grupo de bispos brasileiros, dentre eles ressaltamos Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Dom Carlos Coelho, Dom Eugênio Sales, Dom Fernando Gomes, Dom Hélder Câmara, Dom José Maria Pires, Dom José Távora e Dom Luís Mousinho. Durante o período que Dom Fernando Gomes dos Santos foi bispo de Aracaju, ele participou ativamente junto a Dom Hélder de todas as articulações que aconteceram para fundação da CNBB, principalmente junto à Ação Católica Brasileira.

Em 1947, foi realizada, em Belo Horizonte, a II Semana Nacional de Ação Católica, na qual Dom Fernando, com o apoio de outros bispos, propôs a Dom Hélder a criação do Secretariado Nacional da Ação Católica com a finalidade de articular nacionalmente os órgãos diocesanos do movimento, sob a supervisão dos bispos. Este secretariado foi criado e Dom Hélder foi nomeado o Assistente Geral da Ação Católica Brasileira, possibilitando, assim, as devidas condições para o nascimento de um organismo que pudesse congregar todos os bispos brasileiros. Este secretariado nacional foi de fundamental importância para organização do episcopado por meio da conferência nacional. Os bispos nordestinos, amigos de Dom Hélder, o apoiaram com muito vigor para que essa proposta acontecesse, entre eles estavam: Dom José Vicente Távora, Dom Eugênio de Araújo Sales, Dom Fernando Gomes dos Santos, Dom José de Medeiros Delgado, Dom Antônio Fragoso, Dom Austregésilo de Mesquita Filho.

O grupo de bispos nordestinos, no qual Dom Fernando fazia parte, estavam preocupados com os problemas sociais em suas dioceses, e tinham como finalidade tornar esses problemas conhecidos por toda instituição, a fim de que essa se comprometesse na superação dos mesmos. O apoio desses bispos, de fato, foi imprescindível para a criação da CNBB. Sendo assim, Dom Fernando participou ativamente da criação da conferência nacional, sendo eleito membro da Comissão da Ação Católica durante a reunião de instalação da entidade que aconteceu no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, em 14 de outubro de 1952. Já como arcebispo de Goiânia, acolheu em 1958, a 4ª Assembleia Ordinária da CNBB, ocasião em que foi eleito membro da Comissão Central, cúpula dirigente da entidade. Porém, na eleição seguinte, de 1964, que aconteceu em Roma durante a terceira sessão do Concílio Vaticano II, Dom Fernando era o candidato de Dom Hélder para o comando da CNBB, porém perdeu a eleição, em que foi eleito Dom Agnelo Rossi.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História