4. Dogma da Assunção de Nossa Senhora

27/05/2022

Dogma da Assunção de Nossa Senhora

Maria foi assunta ao céu porque tudo nela era bom

Dogma da Assunção de Nossa Senhora - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Hoje encerramos a nossa caminhada com os Dogmas Marianos. O Mariólogo, Frei Jonas Nogueira, nos explica sobre o Dogma da Assunção de Nossa Senhora.

Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, pela Constituição Apostólica Munificentissimus Deus (Deus munificentíssimo). Assim, se fala que Nossa Senhora é elevada ao céu em corpo e alma.

Maria foi assunta ao céu, e aqui podemos notar a diferença da solenidade que celebramos no próximo domingo, que é a Ascensão do Senhor, com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebrada no dia 15 de agosto. Somente Jesus Cristo ascendeu ao céu, assim sendo, compreendemos que a Virgem Santíssima foi assunta ou elevada por Deus. Daí celebrarmos a Ascensão (elevar-se por si mesmo) do Senhor e a Assunção (ser elevada por outro) de Nossa Senhora.

Frei Jonas conta que esse mistério da Assunção de Nossa Senhora foi pura benevolência do Pai “Deus olhou para a vida de Maria e viu que nela tudo era bom e que tudo nela correspondia ao seu coração, sendo assim Deus assumiu toda a vida de Maria como dele, como um sinal de salvação e de graça, mas não ‘de Maria’, mas ‘em Maria’, nós encontramos esse sinal de salvação, esse sinal do destino de todo ser humano que é a ressurreição no último dia”.

“Todos os dogmas devem possuir uma base bíblica, mas não necessariamente uma base direta, como encontramos o Dogma da Virgindade, que nos fala da virgindade antes do parto e nós entendemos como uma Virgindade Perpétua. O Dogma da Assunção de Nossa Senhora não está de forma direta firmada na Palavra de Deus, mas fundamentamos nas palavras de São Paulo que fala das primícias da ressurreição que os justos receberão. Maria está no caminho de Jesus Cristo e ao olharmos nas Sagradas Escrituras, a sua maternidade, o seu discipulado, a sua presença aos pés da Cruz, nos Atos dos Apóstolos com a Igreja em oração, então ao olharmos os dados da devoção, onde não existe registro do corpo de Maria, entendemos que a Mãe de Deus foi ‘assumida’, que ela toma o lugar de corpo e alma junto da glória de Deus”, explica o frei.

O Dogma da Assunção de Maria é a coroação de todos os privilégios que ela recebeu em virtude da redenção da humanidade realizada por Jesus. Ao conceder a Maria viver, em todo o seu caminho terreno, a graça santificante, isto é, agir conforme a vontade e o amor de Deus, Deus quis completar sua obra, oferecendo a ela o que concederá a todos nós, cristãos, no fim dos tempos, isto é, a glorificação do seu corpo.

Ao encerramos este mês dedicado à nossa Mãe Santíssima, pedimos a Nossa Senhora, que interceda por nós e que caminhe conosco, nos preenchendo de graça e dando força para cada dia mais caminharmos junto ao seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Marcos Paulo Mota