4. Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é realizada na Catedral de Goiânia

Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia 24 de maio, se comemora, no mundo, o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Arquidiocese de Goiânia e da capital de Goiás. Neste dia, a Catedral Metropolitana realizou o encerramento da Festa da Padroeira. A Santa Missa foi celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese, Dom João Justino, e concelebraram o bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto, e o arcebispo emérito Dom Washington Cruz.

Não se sabe ao certo o motivo de a Santa ter sido escolhida como padroeira de Goiânia. Porém, sabe-se que Dona Gercina Borges era devota de Nossa Senhora Auxiliadora, então ela pediu ao esposo, Pedro Ludovico Teixeira, então governador do Estado de Goiás e também idealizador da cidade de Goiânia, que colocasse a santa como padroeira da nova cidade.

A história oficial conta que, na década de 1940, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi trazida de São Paulo, emprestada, para participar do “Batismo Cultural” da nova cidade que seria a capital de Goiás. A imagem era conhecida como a “Imagem do Milagre” e, a pedido de Dom Emanuel, veio para Goiânia. A celebração da Inauguração Oficial da Cidade aconteceu na Praça Cívica no dia 5 de julho de 1942. Depois da festa, a imagem não foi devolvida e até hoje está na Catedral. Assim, um decreto da Câmara Municipal oficializou a Santa como padroeira da cidade, e o dia 24 de maio passou a ser feriado no município.

Peregrinação

Pela primeira vez, o Santuário-Basílica Sagrada Família realizou a Peregrinação em Honra a Nossa Senhora Auxiliadora. A iniciativa foi ideia do reitor do Santuário, padre Rodrigo de Castro Ferreira. Ele explicou que todos os dias se reza o rosário no Santuário de Adoração Perpétua, às 8h da manhã. Sendo assim, ele convidou os paroquianos para que, no dia de Nossa Senhora Auxiliadora, o rosário fosse rezado durante romaria até a Catedral de Goiânia. O objetivo da peregrinação foi de motivar as famílias a rezar pelo núcleo familiar e pela cidade de Goiânia. O reitor pretende transformar a ação em tradição.

Primeira celebração presencial pós-pandemia

A festa da padroeira voltou a ser presencial após dois anos de restrições sanitárias devido à pandemia da Covid-19. Esta também é a primeira vez que Dom João Justino participa da festividade em Goiânia. Segundo o arcebispo, a gratidão é um sentimento que tomou conta dele neste momento. Ele lembra que, embora a doença não tenha chegado ao fim, é uma alegria ver que conseguimos controlar o vírus e retomar as atividades paroquiais. “Hoje, de modo muito especial, podemos ver a nossa Catedral repleta de irmãos, em diversos horários das celebrações que aqui ocorreram, para louvar e bendizer a Deus pelo dom de Maria Auxiliadora”, disse ele.

Sueli Machado de Oliveira participa há muitos anos da Festa da Padroeira na Catedral de Goiânia e também é consagrada a Nossa Senhora. Ela falou que é uma alegria a volta das celebrações e das festas presenciais e que sempre reza para que Nossa Senhora interceda, a fim de que a pandemia cesse de vez e não volte.

Há aproximadamente 23 anos, participando das atividades da Catedral Metropolitana de Goiânia, Luiz Carlos Gomes, falou que é uma grande bênção a volta da festa. Para ele, foram dois anos muito difíceis, e agora ver essa celebração tão linda é motivo de muita gratidão. “Hoje é um dia de feriado na capital goiana, mas para nós cristãos católicos, que acreditamos na nossa mãe, é muito mais que isso, é um dia abençoado”, diz.

Suzany Marques