Você está em:
22/04/2022
Conheça o trabalho das Irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa
Amor, caridade e doação

Existente na Arquidiocese de Goiânia desde 1964, as Irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa exercem um trabalho de caridade e atendimento a várias pessoas, entre idosos, adolescentes, crianças e até bebês. Inicialmente, o trabalho das irmãs era mais social, voltado para o atendimento e apoio à população local. No ano de 1995, após uma parceria com o governo, as irmãs sistematizaram o atendimento e iniciaram um trabalho que envolve quatro âmbitos primários: social, econômico, psicológico e espiritual, visando oferecer qualidade de vida e cidadania.
Hoje, há, no Núcleo Mãe Dolorosa, o Centro de Ensino Infantil Mãe Dolorosa (CEI), que atende crianças de 6 meses até 5 anos de idade; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que funciona em contraturno escolar e atende crianças de 6 a 15 anos, com atividades extracurriculares, como: esporte, música, banda marcial e artesanato. E, por fim, as irmãs têm o Serviço de Convivência Melhor Idade, projeto que atende idosos duas vezes por semana, com ginástica funcional, artesanato e zumba.
De acordo com a assistente social, irmã Lucilda Cantuária, hoje o Núcleo Mãe Dolorosa tem uma parceria com a prefeitura de Goiânia. Porém, somente isso não é o suficiente para manter todas as atividades que o espaço oferece. Por conta disso, as irmãs também contam com o apoio financeiro de alguns benfeitores. Assim, elas conseguem oferecer as atividades com qualidade.
Além dos serviços que atualmente atende cerca de 400 pessoas, o núcleo ainda oferece alimentação de qualidade. Para as crianças do CEI são servidas seis refeições diárias, para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A cada turno são oferecidas duas refeições. As irmãs também têm um projeto, no segundo semestre de 2022, para o Serviço Convivência Melhor Idade, de oferecer atividades aquáticas como a hidroginástica, além de atividades livres para este grupo, proporcionando passeios e confraternizações.
As irmãs buscam, também, integrar a família nesse meio. De acordo com a irmã Lucilda Cantuária, de tempos em tempos, elas organizam um dia de integração com a família, onde eles são convidados a conhecer e participar das atividades oferecidas pelo núcleo, para assim fortalecer os laços familiares. Dessa forma, eles podem conhecer o serviço e o carisma das Irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa.
Suzany Marques