4. O Hospital das Clínicas de Goiânia e as Irmãs Filhas da Caridade

01/04/2022

O Hospital das Clínicas de Goiânia e as Irmãs Filhas da Caridade

Série História da Igreja em Goiás

O Hospital das Clínicas de Goiânia e as Irmãs Filhas da Caridade - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Associação Médica de Goiás fundou, em 1959, a Faculdade de Medicina de Goiás. A primeira atividade realizada pelo grupo foi providenciar, junto ao Governo de Goiás, a retomada da construção do Hospital Geral do estado (situado no Setor Universitário, em Goiânia) iniciada em 1941, mas que estava parada. Com o apoio do então governador, José Ludovico de Almeida, e dos recursos federais, o hospital teve sua primeira fase concluída em dezembro de 1960. Nesse mesmo ano, a Faculdade de Medicina foi inaugurada, iniciando seus trabalhos em abril, com seis professores e 33 alunos. Como as irmãs Filhas da Caridade já dirigiam a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e também o curso de Enfermagem, foi firmado, então, um contrato entre a congregação religiosa e a Faculdade de Medicina, que resguardava a atuação das irmãs junto ao novo hospital, devido a sua vasta experiência no campo da saúde.

Com a criação da Universidade Federal de Goiás, em 14 de dezembro de 1960, a Faculdade de Medicina de Goiás passou a integrá-la. O antigo Hospital Geral passou a ser chamado Hospital das Clínicas, iniciando suas atividades em 23 de fevereiro de 1962, com os alunos do terceiro ano do curso de Medicina. O seu primeiro diretor foi o Dr. Geraldo Pedra, ortopedista indicado pela Secretaria Estadual de Saúde. No ano que antecedeu a inauguração do hospital (1961), as irmãs realizaram o treinamento dos primeiros servidores do Hospital das Clínicas, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia.

O primeiro grupo das Filhas da Caridade que atuou no Hospital das Clínicas, com funções importantes de gestão, foi: Ir. Luna, superiora; Ir. Ana Maria Lacerda, setor de enfermagem e clínica médica; Ir. Regina Lima, setor de enfermagem; Ir. Ângela, diretora de enfermagem do centro cirúrgico; Ir. Luizinha, rouparia e capela; Ir. Celeste Veloso, arquivo; Ir. Madalena Cavalcante, lavanderia e rouparia; Ir. Antônia Mendes, ortopedia e traumatologia.

As irmãs Filhas da Caridade tiveram uma atuação muito importante para a estruturação do novo Hospital das Clínicas no começo e, consequentemente, para a Faculdade de Medicina de Goiás da Universidade Federal, pois, além de atuarem nos setores de enfermagem e administração do hospital, também colaboraram no atendimento religioso aos doentes, professores, médicos e alunos. Assim, deram um caráter religioso ao hospital que era laico. Retomar essas memórias é de fundamental importância para que elas continuem vivas, evidenciando a contribuição da Igreja Católica em Goiânia nos diversos ambientes onde ela teve a possibilidade de atuar.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História