4. Série Sete Dons do Espírito Santo: Entendimento

22/06/2021

Série Sete Dons do Espírito Santo: Entendimento

O dom do entendimento permite que possamos crescer no conhecimento de Deus

Série Sete Dons do Espírito Santo: Entendimento - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na primeira matéria desta série falamos sobre o dom da sabedoria. Hoje vamos aprofundar em mais um dom do Espírito Santo: o dom do entendimento, conhecido também como o dom da inteligência. O papa Francisco explica na sua catequese, em 2014, que esse dom não se trata da inteligência humana e nem da nossa capacidade intelectual, mas ele “é uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que suscita no cristão a capacidade de ir além do aspecto externo da realidade e perscrutar as profundidades do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação”.

Dom Washington Cruz explica na sua Carta Pastoral “Creio no Espírito Santo: meditação sobre a vida no Espírito”, que o dom do entendimento permite que possamos crescer no conhecimento de Deus e finaliza, “quando nós ‘enxergarmos’ Deus, poderemos dizer àqueles aos quais o Espírito nos envia, as mesmas palavras de Filipe a Natanael: “Vem e vê”. É então que também, nós, como os apóstolos, poderemos conduzir os outros ao Senhor. A nossa vida de fé se torna fecunda”.

Em Coríntios, o apóstolo Paulo diz o seguinte: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus preparou para aqueles que o amam. Todavia, Deus no-los revelou pelo seu Espírito" (1 Cor 2,9-10). O papa Francisco explica, em sua catequese, que Paulo descreve bem os efeitos do dom do entendimento, e completa, “Obviamente, isto não significa que o cristão pode compreender tudo e ter um conhecimento completo dos desígnios de Deus: tudo isto permanece à espera de se manifestar em toda a sua limpidez, quando nos encontrarmos na presença de Deus e formos verdadeiramente um só com Ele”.

O Santo Padre conclui a meditação falando sobre a importância desse dom para a nossa vida. “O dom do entendimento é importante para a nossa vida cristã. Peçamos ao Senhor que nos conceda a todos este dom, a fim de nos fazer compreender, como Ele mesmo entende, as situações que acontecem e para que compreendamos, sobretudo, a Palavra de Deus no Evangelho”.

Larissa Costa