4. União dos Juristas Católicos

23/08/2017

União dos Juristas Católicos

UNIJUC realiza solenidade de compromisso de seus membros

União dos Juristas Católicos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O dia 11 de agosto foi uma data histórica na Igreja de Goiânia. É que os membros da União dos Juristas Católicos (UNIJUC), da Arquidiocese, assumiram compromisso, diante de Deus e da Igreja e em comunhão com o arcebispo Dom Washington Cruz. De acordo com a carta - compromisso entregue a cada um, o grupo assumiu: “na fidelidade ao Evangelho e ao magistério supremo, atuar na consecução dos objetivos da UNIJUC, conforme consagrado em seus estatutos, e em especial na defesa e na proteção da vida humana, desde a concepção até a morte natural, sem exceções; na promoção da dignidade da pessoa humana, de seus direitos e deveres fundamentais; na defesa e na promoção da concepção cristã da família e da Doutrina Social da Igreja”. Após firmar o compromisso, os membros pediram coletivamente a graça de Deus, pela intercessão de Maria Santíssima e de Santo Ivo, seu patrono, para fielmente cumpri-lo.

União dos Juristas Católicos tem como princípios a fé, caridade e justiça

Dom Levi Bonatto, bispo referencial para a UNIJUC, oficializou o grupo, destacando alguns trechos da novíssima Carta Pastoral do Dom Washington, “Creio em Deus Pai – meditação sobre o amor paterno de Deus”. Alguns trechos da carta enfatizam que Jesus dará nova lei que não oprime, mas que apresenta uma realidade positiva. “Essa é a aplicação da lei que devem praticar pontuou Dom Levi. Ele também destacou que o Sermão da Montanha (Mt 5,1-12) é o resumo de toda a lei de Jesus estabelecida para os homens, isto é, o caminho jurídico de Cristo.

A União dos Juristas Católicos tem como objetivo geral a integração entre os profissionais e acadêmicos que atuam no âmbito do Direito e da Justiça, favorecendo o testemunho coletivo da fé cristã e promovendo a inserção destes no processo de transformação social. Os princípios fé, caridade e justiça são os sustentáculos da UNIJUC, que usará seus conhecimentos e habilidades a favor do próximo.

Depoimentos

É com muita satisfação que eu recebi o convite e aceitei participar da UNIJUC. É uma iniciativa da Igreja que vejo com bons olhos, porque é nosso dever como católicos praticar a fé também profissionalmente, e nós estamos à disposição para defender a Igreja, se for necessário, e também praticar a caridade junto às pessoas que mais precisam.
Dr. Bruno de Bruno da Silveira (Advogado)

É uma iniciativa muito importante, porque os católicos têm o dever de se unir para fazer a diferença no mundo jurídico, no sentido de ajudar as pessoas menos favorecidas. Além de ser um grupo que tem como foco a busca de uma justiça plena amparada na Palavra de Deus, a UNIJUC terá também a caridade como ponta de lança de seus trabalhos.  Priscila Ferreira (Bacharel em Direito)

É extremamente importante a Arquidiocese assumir uma iniciativa dessa envergadura, porque o nosso papel vai contemplar não só a Igreja, mas toda a sociedade goiana. As decisões tomadas envolverão interesses de todos, portanto, os projetos em que estaremos inseridos terão amplos benefícios que vão além dos católicos.
Dr. Victor Naves (Advogado)