Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Junho: Mês Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

02/06/2021

Junho: Mês Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

30 dias com o Coração de Jesus

Junho: Mês Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja de Goiânia, por meio do Apostolado da Oração (AO) Arquidiocesano, prepara- se para viver intensamente o mês de junho, rezando ao Sagrado Coração de Jesus. O subsídio usado pelo movimento, conforme a coordenadora arquidiocesana Regina Ávila, é o livro “30 dias com o Coração de Jesus”, do padre Eliomar Ribeiro, SJ, diretor nacional do AO. “Durante estes 30 dias, comprometemo-nos a viver a espiritualidade do Sagrado Coração e compreender o imenso amor que Cristo tem para conosco”, disse Regina, em entrevista.

 

O livro tem o objetivo de ajudar o AO a rezar e restaurar os corações, abrindo-se às dores e alegrias de toda a humanidade. A coordenação arquidiocesana do AO pede ainda que, no dia 11 de junho, cada paróquia celebre a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, seguindo a programação que foi sugerida pelo nosso arcebispo, Dom Washington Cruz.

 

 

Programação

- Adoração ao Santíssimo Sacramento;

- Oração pela santificação do clero;

- Recitação do ato de reparação (Dulcíssimo Jesus);

- Missa Solene;

Apoiam as celebrações ao Sagrado Coração de Jesus na Arquidiocese e acompanham mais de perto os padres Gregório Batista, SDB, diretor espiritual arquidiocesano, e Reginaldo Fragoso, SDB, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila Nova.

 

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

 

O profeta Isaías com estas palavras: “Vós tirareis com alegria água das fontes de salvação” já prefigurava as riquezas celestiais que infundiria nos fiéis a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Com São João Apóstolo aos pés da cruz nasce a devoção, quando o soldado romano atravessou o lado do Salvador com um lança “e do seu coração jorrou sangue e água”. O culto ao Sagrado Coração de Jesus foi se difundindo com o tempo. São Boaventura, São Francisco de Sales, Santa Catarina de Sena, Santa Gertrudes, São Pedro Canísio são alguns dos santos que foram difundindo a devoção no anseio de viver o amor humilde e silencioso de Jesus. O primeiro ofício litúrgico em honra ao Sagrado Coração de Jesus foi elaborado por São João Eudes, mas foi Santa Margarida Maria Alacoque a grande promotora da devoção, com a ajuda do seu diretor espiritual, São Cláudio de La Colombière.

 

1765 - Ano do nascimento do culto oficial ao Sagrado Coração de Jesus. Foi o papa Clemente XIII que concedeu aos bispos da Polônia celebrar a festa litúrgica ao Sagrado Coração.

1856 - Ano em que o papa Pio IX estendeu a festa ao mundo inteiro, na sexta-feira após a Oitava de Corpus Christi.

1956 Escrita a Carta Encíclica Haurietis Aquas sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus, de autoria do papa Pio XII. A partir desse momento o culto vai se organizando.

 

Apostolado da Oração

Foi fundado por jovens jesuítas, na França, em 1844. O objetivo era levar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus a todos os lugares. Tem como programa a vida eucarística intensa, a devoção a Maria, o oferecimento diário (súplica e reparação em união com o sacrifício eucarístico), a Adoração ao Santíssimo, a Santa Missa e a devoção às primeiras sextas-feiras de cada mês, com a celebração de uma Santa Missa.

 

 

Fundamentos Espirituais

- Disponibilidade apostólica;

- Relação pessoal e efetiva com ele, simbolizada no seu Coração;

- Serviço à Igreja numa rede mundial de oração.

 

Fúlvio Costa

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar