Você está em:
12/05/2021
Aparecida de Goiânia comemora 99 anos e dá início ao ano do Centenário
Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, sobrevoou a cidade e realizou Santa Missa em comemoração ao aniversário do município

O dia 11 de maio de 2021 marcou a cidade de Aparecida de Goiânia, nesta data a cidade deu abertura ao seu centenário. A arquidiocese de Goiânia também se fez presente nas comemorações da cidade. Logo pela manhã, o nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, sobrevoou e deu a bênção a cidade com o Santíssimo exposto, a convite do prefeito, Gustavo Mendanha.
Durante a noite foi realizada uma missa campal na praça da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. O local é o marco central do nascimento da cidade, que de início se chamou Aparecida, e que anos depois passou a ser chamada de Aparecida de Goiânia. Apesar de estar comemorando 99 anos de fundação, a cidade tem apenas 57 anos de emancipação política do município de Goiânia.
A Santa Missa foi presidida por Dom Washington Cruz e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Ednilson Vaz e pelos padres Jonisoncley Santos,Marcílio Brandão, Vilmar Barreto e Amauri Mazzoleni. A celebração contou com a presença da comunidade e, ainda, com a participação de autoridades locais e do prefeito de Aparecida de Goiânia.
Nos avisos finais, o prefeito de Aparecida disse algumas palavras aos presentes. Ele falou que apesar de praticar outra religião, sabe da importância da Igreja Católica na cidade. “Aparecida nasceu no âmbito da religiosidade”, fazendo menção à primeira missa campal realizada pelos fundadores do município, que foi celebrada em frente a cruz de madeira que está até hoje na praça.
Ao final de sua fala, Gustavo Mendanha assinou uma ordem de serviço para a contratação de uma empresa que ficará responsável pela restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. O prefeito presenteou ainda o arcebispo metropolitano com um quadro e uma camiseta com o selo do centenário, que serão utilizados na comemoração dessa data, e uma réplica do monumento “Eu Amo Aparecida”, que será implantado em diversas áreas da cidade.
Já o reitor do Santuário, padre Ednilson Vaz, agradeceu ao prefeito a restauração da Igreja. “A restauração em seu estilo original, será o maior presente que o senhor dará ao município de Aparecida, pois estará honrando o passado, o presente e o futuro do nosso povo. A nossa igrejinha e a praça precisam ser restauradas sim, pois nasceram juntas e são o ponto zero”. E pediu ainda que o prefeito reforce a segurança no centro do município. “Se revitalizar quer dizer vida nova. Aproveito o ensejo para que o senhor nos ajude a melhorar a segurança aqui no centro da nossa cidade”, finalizou ele.
Ao final de sua fala o padre Ednilson Vaz presenteou Dom Washington Cruz e o prefeito Gustavo Mendanha com uma miniatura da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. Ao fim da celebração, o arcebispo de Goiânia concedeu a bênção ao Memorial do Centenário, que foi instalado na praça da Igreja, e ungiu o local com água benta.
Suzany Marques