Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. O Tempo Pascal

20/04/2021

O Tempo Pascal

O que é, quando começa e quando termina

O Tempo Pascal - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“No decorrer do ano, a Santa Igreja comemora em dias determinados, a obra salvífica de Cristo. Cada semana, no dia chamado domingo (dia do Senhor), ela recorda a ressurreição do Senhor, que celebra também uma vez por ano, com a bem-aventurada Paixão na solenidade máxima da Páscoa. Durante o ciclo anual desenvolve-se todo o mistério de Cristo e comemoram-se os aniversários dos Santos. Nos vários tempos do ano litúrgico, segundo a disciplina tradicional, a Igreja aperfeiçoa a formação dos fiéis por meio de piedosos exercícios espirituais e corporais, pela instrução e oração, e pelas obras de penitência e de misericórdia” (Normas Universais Sobre o Ano Litúrgico e o Calendário). Os tempos litúrgicos são divididos em Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma e Tempo Pascal.

 

O Tempo Pascal é um período litúrgico que dura cinquenta dias que são como um só, assim como bem define as normas universais do ano litúrgico: Os cinquenta dias entre o domingo da Ressureição e o domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo”.

 

Ele tem início na Vigília Pascal, com a Ressurreição de Jesus, e é celebrado durante sete semanas, até o Domingo de Pentecostes. Ou seja, é um tempo que prolonga a singular alegria da Ressurreição e aguarda, ao final destes cinquenta dias, o dom do Espírito Santo na festa de Pentecostes. Tertuliano, um dos grandes padres da Igreja, no século II, afirmava que, neste período, não se jejua, mas se vive em prolongada alegria.

Ainda, segundo as normas do ano litúrgico, “os domingos deste tempo sejam tidos como domingos da Páscoa e, depois do domingo da Ressureição, sejam chamados de 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º domingos da Páscoa”. Dando destaque ao:

1° Domingo - Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

2º Domingo - Domingo da Divina Misericórdia

4º Domingo - Dia do Bom Pastor e Dia mundial de orações pelas Vocações

7° Domingo - Ascensão do Senhor

 

A unidade desta Cinquentena é destacada pelo Círio Pascal, que permanece aceso em todas as celebrações até o Domingo de Pentecostes, para expressar o mistério pascal comunicado aos discípulos de Jesus.

 

É com esta mesma intenção que se organizam as leituras da Palavra de Deus nos oito domingos do Tempo Pascal: a primeira leitura é sempre dos Atos dos Apóstolos, o livro que conta a história da Igreja primitiva e da sua difusão da Páscoa do Senhor. A segunda leitura muda conforme os ciclos, podendo ser da primeira carta de São Pedro, da primeira carta de São João ou do livro do Apocalipse.

 

O tempo pascal é caracterizado, antes de tudo, pela alegria da vida glorificada e pela vitória sobre a morte que se expressa de forma mais plena no grande grito retumbante do cristão: Aleluia! Toda fé flui da fé na ressurreição: “Se Cristo não ressuscitou, então vazia é a nossa pregação; vazia também é a sua fé” ( ICor 15,14 ).

 

Fernanda Freitas

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar