Você está em:
16/03/2021
“Amoris Laetitia”
Exortação Apostólica completa 5 anos

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia” foi escrita pelo Santo Padre Francisco no dia 19 de março de 2016. Ela é direcionada aos bispos, presbíteros e diáconos; às pessoas consagradas, aos esposos cristãos e a todos os fiéis leigos sobre o amor na família. Nesse ano de 2021, ano dedicado a São José, a exortação apostólica completa 5 anos.
Na oportunidade da celebração da Solenidade de São José (19 de março), o papa Francisco vai inaugurar o ano “Família Amoris Laetitia”. A comemoração vai iniciar no dia 19 de março de 2021 e terá seu encerramento no dia 26 de junho de 2022 devido ao X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.
Comemoração
A abertura oficial da comemoração dos cinco anos da Exortação Apostólica será em um encontro on-line intitulado “Nosso amor cotidiano”. O encontro foi organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Diocese de Roma e o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II sobre o Matrimônio e a Família.
Em entrevista ao Vatican News, o padre Giovanni Cesare Pagazzi, professor de Eclesiologia e Comunidade familiar no Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, organizador e também palestrante do encontro on-line diz que: “Amoris Laetitia - é um documento vivo e complexo que foi lançado no sulco da história da Igreja e, como todas as sementes, precisam de cuidado e atenção. O ano dedicado a esta Exortação Apostólica foi decidido pelo Papa para verificar os efeitos deste documento nas relações familiares”.
No Regional Centro-Oeste, a abertura do Ano Família Amoris Laetitia, acontecerá no dia 19 de março, às 19h, no Santuário Basílica Sagrada Família. A celebração será sem o povo, sendo transmitida pelas redes sociais do Santuário.
Gabriela Rodrigues