4. Irmãs Franciscanas dos Pobres

02/03/2021

Irmãs Franciscanas dos Pobres

“Para desempenhar a missão de Jesus de amar e cuidar dos pobres”

Irmãs Franciscanas dos Pobres - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Apresentamos  a Congregação das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Presentes na Arquidiocese de Goiânia desde 1969, elas chegaram após a vinda da irmã Margie Ferri, que foi a mestre das irmãs junioristas Maria Bernadete Batista, Maria Goretti Pereira, Maristela Silva e Cristina Martins.

A Congregação das Irmãs Franciscanas dos Pobres foi fundada pela Bem-Aventurada Francisca Schevier em 1845, na cidade de Aachem, na Alemanha. Inspirada pelos valores evangélicos de São Francisco de Assis e pelo efetivo amor aos mais necessitados, as irmãs abrigam pessoas sem teto, cuidam de crianças e famílias carentes, alimentam os famintos, ajudam os enfermos e defendem a integridade da natureza.

A Bem-Aventurada Francisca Schervier, movida pelo amor de Deus, foi inspirada por Cristo a fundar a congregação para curar suas chagas. Seu carisma, o dom de curar, concedido por Deus, se estendeu à tradição da congregação desde os seus primórdios, em 1845.

“Para desempenhar a missão de Jesus de amar e cuidar dos pobres, madre Francisca reconheceu Cristo nos pobres e desejou curar neles as suas chagas; essa é a essência do que significa ser uma Irmã Franciscana dos Pobres”, disse a irmã Lécia da Silva, que é superiora provincial e conselheira da congregação no Brasil.

Foi no trabalho entre os pobres que madre Francisca compreendeu o quanto era radical a sua divina missão. Seu carisma a compeliu a dedicar-se a si mesma e à sua congregação, à cura de todas as pessoas, mas, mais especialmente, os pobres e os sofredores. Esse dom permeou profundamente todo o seu ser.

Em suas próprias palavras: “Nos pobres e nos que sofrem reconheci meu divino Salvador tão claramente como se o tivesse visto com meus próprios olhos.” (Bem-Aventurada Francisca Schevier).

Trabalho na Arquidiocese de Goiânia

As irmãs trabalham no Centro de Formação, que recebeu o nome de Centro de Formação Francisca Schevier, local em que elas desenvolvem um bonito trabalho voltado às pessoas de todas idades, promovendo educação, cultura, arte e lzer.

Presença no Brasil e no Mundo

As Irmãs Franciscanas dos Pobres são uma congregação religiosa internacional e de diversas culturas,  fundada em 1845, em Aachen, Alemanha. Hoje elas estão espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Itália, e no Senegal. Seguindo os conselhos evangélicos, vivendo e professando publicamente os três votos de celibato consagrado, pobreza e obediência. Em 1960, cinco membros das Irmãs Franciscanas dos Pobres chegaram ao Brasil a pedido do papa João XXIII, iniciando sua missão na cidade de Pires do Rio (GO). Desde então, as irmãs expandiram a congregação a várias outras cidades brasileiras, onde realizam, atualmente, mais de 10 (dez) programas de assistência direta às pessoas de baixa-renda.

Carisma

O carisma das Irmãs Franciscanas dos Pobres é curar as chagas de Cristo, nos pobres e sofredores, em amor e serviço.

Oração pela Canonização da Bem-Aventurada Francisca Schervier

Deus Todo-Poderoso Justo e Misericordioso, a bem-aventurada Francisca Schervier passou sua vida inteira procurando devolver a ti todos os dons que a ela concedeste. Ela cuidou dos pobres e dos enfermos, irradiando a presença do teu amor a cada um que encontrou. Agora, te suplicamos para glorificar a tua serva, Francisca, concedendo a ela a honra da santidade, se for essa a tua vontade. Isso te pedimos em nome de Jesus, teu Filho, que vive e reina contigo e com o Santo Espirito, para sempre. Amém

Com aprovação eclesiástica da Diocese de Brooklyn, NY, EUA - 21 de setembro de 2008

Superiora Provincial: Ir. Lécia José da Silva