Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Qual é a sua vocação?

31/07/2017

Qual é a sua vocação?

O chamado que dá sentido à vida

Qual é a sua vocação? - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja no Brasil dedica o mês de agosto às vocações. O Mês Vocacional foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, em 1981, e cada domingo é dedicado a uma vocação. Quando existe um quinto domingo, dedica-se aos catequistas. Padre Ronaldo Rangel Magalhães Macedo, coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Goiânia, esclarece que as vocações da Igreja são 3: ao ministério ordenado, à vida consagrada e ao matrimônio. Porém, no Brasil, no intuito de ressaltar que todos os cristãos são chamados a uma vocação e pelo importante trabalho dos leigos, também é feita referência à vocação dos leigos.

Em pleno Ano Nacional Mariano, o Regional Centro-Oeste da CNBB vive o Ano Vocacional Mariano, com tema e lema homônimos ao do Mês Vocacional Nacional: “A exemplo de Maria, discípulos missionários” e “Eis-me aqui, faça-se”, respectivamente.

Vocação
Vem do latim “vocare”, que significa “chamar”. Para nós, cristãos, ela é um chamado de Deus a um estado de vida. Quando aceitamos o chamado, experimentamos a felicidade genuína, que vai além dos desafios, pois a vocação dá sentido e significado à vida.

 

Maria

Padre Ronaldo ressalta que Maria é nosso grande exemplo de vocação, de seguimento de Deus. Ela, diante do chamado para ser mãe de Cristo, disse “sim”! Nossa Senhora poderia ter dito “não”, mas, devido à vida de oração, compreendendo a vontade de Deus, ela aceitou sua vocação. Ela é mãe das vocações, porque na oração escuta a Deus, e diz sim ao seu chamado, e nele persevera, mesmo diante das adversidades.

Oração

A oração é o primeiro passo para compreender a vocação. Na intimidade com Deus, Ele nos revela e suscita ao coração o desejo para o projeto de vida que tem para cada um, a vocaçã

 

Vocação Sacerdotal - 1º Domingo

“O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus” (São João Maria Vianney)Pe. Ronaldo Rangel Magalhães Macedo
Os vocacionados ao Sacramento da Ordem oferecem o sacrifício, vivem o ofício de Jesus, ministram os sacramentos. Nessa vocação, existe o chamado para ser como um segundo Cristo. Em 

algumas situações, o sacerdote age in persona Christi (na pessoa de Cristo). Essa é uma vocação sacramental nesse sentido. Dentro dessa vocação, existem os que optam por uma formação diocesana e os que têm formação religiosa, ligada a uma congregação ou ordem. No dia 4 de agosto, é celebrado o Dia do Padre, na festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes.

“Quando eu era jovem, sempre buscava a felicidade, seja nas coisas ou pessoas. Eu não compreendia muito bem como Deus me amava, e buscava caminhos que não eram da vontade de Deus. Cheguei a pensar em ter família, buscar sucesso profissional. Até que certo dia, na catequese, comecei a perceber que Deus caminhava em minha vida. A partir desse momento, eu compreendi o projeto dele para mim, um projeto de amor verdadeiro, um plano de felicidade eterna para me salvar. Minha vocação é uma resposta a esse amor de Deus por mim." 


 

Vocação Matrimonial - 2º Domingo

“Tendo-os Deus criado homem e mulher, seu amor mútuo se torna uma imagem do amor absoluto e indefectível de Deus pelo homem. E esse amor abençoado por Deus é destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum de preservação da criação” (Catecismo da Igreja Católica, § 1604)

São aqueles chamados a viver o casamento, a vocação da família. Nos dias atuais, pouco se fala e se entende a família como uma vocação. Porém, para ela, também é necessário o discernimento à preparação e à adesão madura a esse chamado. A vocação ao matrimônio tem fundamental importância, pois a família é o “berço das vocações”, é dela que surgem todas as outras. 
 

Sobre a família, padre Ronaldo destaca que São João Paulo II afirmava que a família é a Igreja Doméstica. Em família, se experimenta e se despertam todas as vocações. “A evangelização à catequese se inicia, primeiramente, em casa. Os jovens, por meio dos exemplos, experiências e vivências, veem despertado o desejo de buscar ou até mesmo de se aprofundar em uma vocação que ele aprendeu a admirar ou que se sentiu tocado”. 

Jessica Soares de Menezes Dias A família é o primeiro lugar das vocações, ela é o lugar do testemunho. Quando dentro da família já se tem uma vivência cristã, uma proximidade com Deus, normalmente é mais fácil o processo de discernimento vocacional, até mesmo por já existir um ambiente de oração, uma vida de comunidade, assim há uma abertura natural ao chamado.
Neste ano, a Semana Nacional da Família vai de 13 a 19 de agosto. Em nossa Arquidiocese, a abertura será no dia 12 (sábado), na Reunião Mensal de Pastoral, no CPDF, a partir da 8h30.

“Desde criança, vi minha mãe cozinhando tudo do jeito que meu pai gostava, e vi meu pai se levantando diariamente para comprar o pão para minha mãe. Percebi, desde cedo, que o matrimônio é um sacramento de serviço e renúncia, mas que vale a pena. Hoje posso testemunhar isso no meu casamento. Nenhum sacrifício é pesado demais quando se tem vocação e se coloca a felicidade do outro em primeiro lugar.” 

 


Vocação Religiosa - 3º Domingo

“Colocarmo-nos com Jesus no meio do seu povo, porque sentimos o desafio de descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos...” Papa Francisco

 Ir. Miriam Salete Cunha ThomassimHá aqueles chamados a viver a vida religiosa, consagrada, em sua maioria com experiência profunda e intensa de comunidade, podendo aqui ser uma vocação tanto para homens quanto para mulheres. Ela compreende freiras, freis, religiosos, religiosas, monges, entre outros.

“A semente da vocação, que Deus já havia plantado em meu coração, fora despertada pela experiência do chamado direto em dois momentos: o primeiro foi em uma homilia, quando nosso pároco não só falava sobre vocação, mas dirigia com convicção seu olhar firme para nós jovens. A mim, era como se Deus mesmo estivesse me dizendo: “Sim, é a ti que dirijo meu convite, e não a outro”. Lembro que senti que algo me inquietava, mas silenciei. O segundo e decisivo momento foi quando uma irmã do Instituto, olhando para mim e minhas duas irmãs, perguntou: “Será que Deus não está chamando alguma de vocês para a vida consagrada?”. De novo silenciei, mas nesse silêncio já não tinha mais dúvidas da minha vocação.”
 

 

Vocação dos Leigos - 4º Domingo

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14)Geison Rezende Martins

Esta vocação não é instituída por um sacramento ou rito. O leigo exerce sua vocação por meio de trabalhos pastorais e em meio ao seu cotidiano, em suas famílias, no trabalho e nos demais locais que frequenta. São diversas as atividades que os leigos podem exercer, colocando seus dons a serviço do Reino de Deus, já que “a messe é grande, mas os operários são poucos”. Existem também as comunidades de vida, nas quais o leigo ou a leiga se consagram a partir de promessas ou votos. Esses são os chamados “leigos consagrados”.

 “O meu chamado para servir na Igreja como leigo é uma experiência que me faz sentir filho no Filho. É cuidar, zelar e administrar os bens eternos, que são indeléveis. Sinto-me amado e descubro um tesouro que me faz atento e responsável pelo meu próximo e pelas futuras gerações.”

 

 

 

 

Talita Salgado

 

 

 
 
 
 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar