Você está em:
08/02/2021
Paróquias recebem novos administradores

Na noite do dia 28 de janeiro, a Paróquia São João Batista, na Vila Galvão, em Senador Canedo, recebeu seu novo administrador paroquial, padre Adnilson Pedro Gomes. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Levi Bonatto, e concelebrada pelo padre Aneesh Padassery Daevassy, administrador da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Em sua homilia, Dom Levi falou que a chegada de um padre confere vida nova à Igreja. “A Igreja procura se organizar de forma pastoral, e aí está a própria vitalidade da Igreja, que fica mais forte e cresce com as mudanças”. Ele disse, também, que “é uma alegria quando podemos transferir um padre, porque sabemos que as realizações que irão acontecer no futuro, serão ainda melhores daquelas que aconteceram no passado.”
Ao final da celebração, o padre Adnilson agradeceu a todos, se comprometeu a administrar a paróquia da melhor forma possível, e pontuou que a colaboração da comunidade é sempre necessária, para que tudo aconteça da melhor forma possível.
Já na manhã do dia 31 de janeiro, o padre Fênykis de Oliveira Silva foi recebido na Paróquia Jesus de Nazaré, como novo administrador paroquial. A missa também foi presidida por Dom Levi. Durante a homilia, o bispo auxiliar falou da importância das mudanças na paróquia. “Com certeza Deus quer o crescimento dessa comunidade. A partir de agora essa paróquia é abençoada com a chegada do padre Fênykis. Eu quero dizer, nesta oportunidade, que a obrigação de vocês é rezar pelo pároco, assim como o padre tem a obrigação de rezar pelos paroquianos”.
Ainda na manhã do dia 31, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas) recebeu o novo pároco, padre Abdon Guimarães, e cinco vigários paroquiais: os padres Edson Costa, Aragonês de Jesus, Alcides de Lima, Elismar Alves, e o padre Oliveira. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz. O arcebispo destacou que uma paróquia é formada pelo povo de Deus. “Meus irmãos e minhas irmãs, a paróquia não é o pároco nem os demais sacerdotes. Esses estão a serviço da comunidade. Os autênticos protagonistas são os paroquianos que a formam”.
Na noite do dia 3 de fevereiro, a Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia, recebeu o padre Rafael Gonçalves Cesário como administrador paroquial. Dom Washington foi o responsável por presidir a celebração, que foi concelebrada por 24 padres, alguns da Arquidiocese de Brasília e outros de nossa arquidiocese. Na homilia, o arcebispo explicou que uma paróquia “não se identifica com um edifício ou um conjunto de estruturas, mas sim com uma precisa comunidade de fiéis, na qual o pároco é o seu pastor próprio”. Sobre esse propósito, Dom Washington rememorou as palavras do papa Francisco (Evangelii Gaudium, nº 28) em que ele recorda que a “paróquia é presença eclesial no território, no âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração”, e concluiu que essa é “a comunidade das comunidades”, finalizou.
Suzany Marques