2. Paróquias

Imaculado Coração de Maria

Av. Paranaíba, n° 374 – St. Central – 74020-010 – Goiânia-GO

E-mail: paroquiaimaco@hotmail.com

Tel.: (62) 3225-3275 - (WhatsApp)

Expediente da Secretaria

3ª a 6ª-feira: 8h às 12h e 13h às 17h / Sábado: 8h às 12h

São Lucas

Data de criação da Paróquia: 15 de abril de 1951

Pároco: Pe. Alcimar Lima Silva, CMF

Vigário Paroquial: Pe. Carlos Antônio Pereira, CMF

Facebook:  @paroquiacoracaodemariagoiania

Instagram:  @paroquia_coracao_de_maria

Missas

Domingo: 7h, 9h, 19h

2ª a 6ª feira: 7h e 19h30

Sábado: 7h e 18h

Confissões: 3ª e 6ª feira: 15h às 17h

Veja mais detalhes

Paróquia Imaculado Coração de Maria
“À medida que a Igreja vai nos pedindo, vamos conduzindo nossas ações”

O Imaculado Coração de Maria está intimamente ligado ao Sagrado Coração de Jesus desde sempre. São Lucas relata no Evangelho o momento em que Cristo permanece em Jerusalém enquanto seus pais voltavam para casa, sem perceber sua ausência, após a festa da Páscoa (cf. Lc 2,41-51). Ao fim desse relato bíblico, percebe-se aquela intrínseca relação entre mãe e filho: “Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens”. Guardando todas as coisas no coração, a Virgem Mãe de Deus esteve presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus, desde a anunciação (cf. Lc 1,26-38), passando pelas bodas de Caná (cf. Jo 2,1-12), e por fim na Paixão e Morte de Cruz (cf. Jo 19,25-27). Desta forma, Maria traz em seu peito a mensagem de salvação para a humanidade. Assim rezam os devotos: “Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria”.

Em um dos templos religiosos mais antigos da capital, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, no centro de Goiânia, recebe fiéis de várias partes do Estado em missas e atendimentos durante todos os dias da semana. Sua missão primordial é a realização do projeto do reino de Deus, em consonância com os objetivos da Congregação Claretiana unida à Arquidiocese de Goiânia.
Figurando-se como uma das três primeiras igrejas construídas na cidade, o templo chama a atenção não só pela imponência, mas se destaca pela arquitetura sacra, que remete ao estilo Art Déco que estampou Goiânia em seus primeiros anos, e que é capaz de contar sua própria história eclesial, além da de nossa cidade, em cada detalhe. Como conserva as características originais da construção, a igreja é tombada como patrimônio histórico do estado. “Ela é toda original, nada foi alterado, nem o piso, nem a cor... Ela é um patrimônio do povo goiano!”, enfatiza o pároco, padre Marcos Rodrigues, CMF.

Entronizada no presbitério, está a imagem do Imaculado Coração de Maria, original da inauguração da igreja, que foi trazida da Espanha a pedido dos paroquianos, que, ainda no início da comunidade, se uniram, através de consórcio para adquiri-la. De acordo com registros históricos do livro tombo paroquial, no coração dessa imagem foi colocado um papelzinho com os nomes de todos os fiéis que ajudaram de alguma forma a trazê-la para Goiânia, assim que chegou à cidade.

Pároco há onze anos, padre Marcos diz que “todo o trabalho pastoral é feito a partir da mensagem ao coração de Nossa Senhora, a partir do Amor”. Dessa forma, vivendo o ano arquidiocesano da caridade, a paróquia se mobiliza junto à comunidade e, mensalmente, promove a Oração das Mil Ave Marias, ocasião em que os membros dos 25 grupos, pastorais e associações presentes na comunidade são convidados a contribuir com alimentos, colocando, assim, a caridade em atos concretos. Segundo o padre, “à medida que a Igreja vai nos pedindo, vamos conduzindo nossas ações.”

Com uma vida pastoral rica e ativa, toda a comunidade paroquial se esforça na ajuda aos mais necessitados, com doações mensais de cestas básicas, montadas com os alimentos recebidos, que são entregues às famílias cadastradas sempre no último sábado de cada mês. Atualmente, 60 famílias são atendidas pela iniciativa, que recentemente passou a disponibilizar, além dos alimentos, um carrinho para o transporte individual, uma vez que os beneficiados precisavam levar a cesta em ônibus, o que dificultava o transporte.As doações dos alimentos podem ser realizadas durantes as celebrações, na secretaria, em horário comercial, ou ainda durante a Oração das Mil Ave Marias, realizada sempre no terceiro sábado de cada mês, às 19 horas.