2. Liturgia

Nosso Acervo

Veja abaixo mais detalhes

Cursos de Canto Litúrgico

Desde 1989 a Arquidiocese de Goiânia realiza Encontros/Cursos de Canto Litúrgico. Para cada encontro é elaborada uma apostila (com letras/cifras/partituras) e um CD com os áudios. Atualmente estamos em nossa 47ª Edição.

Recentemente foi preparado um DVD Coletânea contendo a maioria do conteúdo dos nossos cursos. Nele encontramos as apostilas (em pdf) e os áudios (em mp3) do 1º ao 40º curso. Além disso, este material também contém a apostila CANTE A VIDA (em pdf).

Nas apostilas dos cursos podem ser encontrados cantos para diversos momentos da celebração (dentre outros), como: Abertura da Celebração, Hinos de Louvor, Preparação das Oferendas, Comunhão, Santos, Cordeiros etc.

Com o passar do tempo as gravações e materiais impressos foram sendo aprimorados, sobretudo em consequência dos novos recursos. Embora nos cursos sejam incluídas músicas para os mais variados momentos da celebraçao (como já foi dito), vamos expor brevemente alguns dos destaques dos materiais mais recentes.

39º curso - sugestões de músicas para o Natal;
40º curso - opções para o período da Páscoa;
41º curso - melodias para o Santo, Saudação da Paz etc.;
42º curso - esclarecimentos e propostas sobre a “Missa Sertaneja” (missa inculturada);
43º curso - sugestões de melodias para os cantos do ordinário (partes que competem ao Presidente da Celebração). Este curso é bastante explicativo, contendo breves esclarecimentos sobre os cantos que acompanham o rito, cantos rituais e cantos do ordinário.
44º curso - melodias para: Santo, Aclamação Memorial, Amém da Doxologia Final, Pai Nosso e Cordeiro.
45º curso - melodias para cantos diversos (distribuídos na apostila na sequência: Advento, Natal, Quaresma etc.) Destacamos que é a primeira vez que foram inseridas no CD o que nomeamos de "faixas bônus”. Tratam-se de áudios, gravadas em separado, dos arranjos vocais de várias músicas.
46º curso - melodias para cantos diversos (distribuídos na apostila por momento: Abertura, Ato penitencial etc.). Também contém as "faixas bônus".
47º curso - aborda três temas em especial: a Celebração Eucarística, oferecendo subsídios para seus diversos ritos, a Celebração do Sacramento do Matrimônio, com um significativo número de canções sugeridas em nosso material e em outras fontes, e o canto dos Salmos segundo o sistema de acentuação inspirado no canto gregoriano. As "faixas bônus" não foram inclusas no CD (pois o mesmo contém um grande número de faixas), mas podem ser solicitadas por e-mail.

É importante destacar que nem todos os cantos, sobretudo aqueles gravados em Cursos mais antigos, seguem os critérios litúrgicos. Atualmente se valoriza, dentre outros elementos, o sentido teológico e a fundamentação bíblica das letras, a beleza e a sobriedade das melodias e sua sensibilidade em relação à cultura local. Vários cantos que, no passado, integravam o repertório litúrgico de nossas celebrações agora são indicados para outros momentos da caminhada pastoral, fora do ambiente litúrgico e sacramental.

Salmos e Aclamações

Trata-se de um material à parte. De 2010 a 2012 foram preparados Kit’s (Apostilas e CDs) contendo os Salmos e Cantos de Aclamação para os anos: A, B e C.

Neste trabalho estão distribuídos todos os salmos e aclamações do Lecionário DOMINICAL, incluindo também as Solenidades e Festas que podem ou não ocorrer num Domingo.

Eles estão distribuídos da seguinte forma:

ANO A (3 volumes): Nele foram gravados os Salmos e Aclamações seguindo-se a ordem cronológica do ano de 2010. Neste material também estão inclusos os Salmos e Aclamações das Solenidades e Festas Comuns a todos os anos.

ANO B (2 volumes): No 2º volume há gravações apenas dos domingos do Tempo Comum deste Ano. Já os Salmos e Aclamações dos outros domingos estão no 1º volume, além de outros cantos, como: Kalenda de Natal e Anúncio das Solenidades Móveis.

ANO C (2 volumes): No 2º volume há gravações apenas dos domingos do Tempo Comum deste Ano. Já os Salmos e Aclamações dos outros domingos estão no 1º volume, além de outros cantos, como: De pé a Mãe Dolorosa (Sequência de Nossa Senhora das Dores), Eu vos dou um novo mandamento (Aclamação ao Evangelho para a Quinta-feira Santa), Aleluia... Rendei graças ao Senhor (Aclamação ao Evangelho para a Vigília Pascal), além de dois Hinos ao Espírito Santo (Veni Creator e Vem, Santo Espírito - de Taizé). No Volume I deste ano também foram gravadas novas melodias para as seguintes Solenidades: Natal, Sagrada Família, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Finalizando a Apostila do Volume I, você também encontrará um “Índice Geral”, através do qual será possível localizar, com maior agilidade, qualquer Salmo e Canto de Aclamação das celebrações Dominicais de todos os anos (A, B e C) e também Solenidades e Festas.

Equipe do Canto Litúrgico
Arquidiocese de Goiânia