3. Vida Cristã
  4. Missionários da Sagrada Família

12/11/2018

Missionários da Sagrada Família

Levar a mensagem da reconciliação ao mundo

Missionários da Sagrada Família - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A Congregação dos Missionários da Sagrada Família foi fundada, em 1895, pelo padre João Berthier, um dos primeiros membros da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salete. O padre ingressou na Congregação dos Saletinos em 1862, na qual foi membro até 1895, quando, impulsionado pela mensagem da reconciliação, para que ela fosse levada a todo povo de Deus, resolveu fundar a nova congregação de missionários. A referida mensagem foi deixada por Nossa Senhora, que apareceu em La Salett e, nos Alpes franceses, a duas crianças; por isso, o nome Nossa Senhora da Salete. A mensagem da reconciliação é um convite à mudança de mentalidade, de costumes, de comportamento, para que procuremos imitar em nossas vidas a própria vida de seu Filho Jesus.

“A França vivia um momento de pós Revolução Francesa e por isso não havia clima cultural e político. Diante disso, os Missionários da Sagrada Família nasceram na Holanda”, explicou o padre Itacir Brassiani, provincial dos Missionários no Brasil. O padre fundador quis uma congregação missionária, favorecendo vocações que outras congregações descartavam ou não acolhiam. No caso, as vocações de jovens com idade superior a 14 anos.

Padre Berthier percebeu que havia um grande número de rapazes com idades entre 14 e 30 anos, inclusive profissionais que tinham vocação missionária, mas que não tinham como responder ao chamado de Deus. Então, o padre deu vida a uma congregação com foco nas vocações que não eram aproveitadas pela Igreja da época. Os primeiros padres da nova Congregação foram ordenados 10 anos depois da fundação, em 1905. Em 1910, houve a primeira missão internacional, realizada na região da Amazônia, no Brasil.

Carisma e Missão

O carisma da congregação é “Contribuir com a tarefa missionária da Igreja além-fronteiras, despertando vocações leigas, religiosas e sacerdotais”. É seu carisma ainda o trabalho com a Pastoral Familiar. “Primeiramente, organizamos a Pastoral Familiar, para que seus membros teorizem o anúncio da boa notícia da família, ou seja, para que mostrem que é bom ser família. Colaboramos também para que a Pastoral Familiar acompanhe as famílias no projeto de vida familiar, ou no projeto de educação familiar, para que pais, mães e filhos se desenvolvam pessoalmente e espiritualmente”, explicou o superior.

Em Goiás

Os Missionários da Sagrada Família chegaram a Goiás, em 1978, e se estabeleceram primeiro na cidade de Jataí e depois na cidade de Rio Verde. Em Goiânia, eles chegaram em 1989, no Parque Atheneu, onde instalaram a casa de formação. “Com a ordenação episcopal de Dom Guilherme Werlang, no ano 2000, nós nos fizemos presentes também na Diocese de Ipameri, onde trabalhamos na cidade de Caldas Novas, na Paróquia Jesus Bom Pastor, e ajudamos no Santuário de Nossa Senhora da Salete. Portanto, no estado de Goiás, nós estamos presentes em Jataí, em Rio Verde, em Goiânia com a casa de formação e também com a Paróquia Divino Espírito Santo, e em Caldas Novas”, relatou padre Itacir.

Em Goiânia

Os missionários chegaram a Goiânia em janeiro de 1991, ano em que foi instalada a casa de formação. Em fevereiro, foram iniciados os trabalhos na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Mais tarde, eles deixaram o Parque Atheneu e foram para o Setor Novo Mundo, na Paróquia Divino Espírito Santo. O pároco, padre Leo Fiorin, reside no Seminário, junto com o formador, padre Volimar Aimi, e dois seminaristas.

Na paróquia, padre Leo Fiorin conta com a ajuda do padre Volimar que, além de vigário paroquial, e reitor do seminário, é responsável pela animação vocacional. “Nós temos um plano de pastoral animando os diversos setores e movimentos. A nossa ênfase no momento é a Equipe Vocacional Paroquial (EVP), com o auxílio do padre Volimar. A equipe foi criada para dinamizar o setor das vocações. A EVP está se responsabilizando pela Animação da Ação Missionária da Sagrada Família, que reza, motiva o trabalho missionário e apoia as frentes de missão em diferentes países na África e na Bolívia”, ressaltou padre Leo. No mundo, além do Brasil, a congregação está presente nos seguintes países: Chile, Bolívia, Argentina, Cuba, Estados Unidos, Itália, Polônia, Holanda, Alemanha, França, Espanha, Bielorrúsia, Indonésia, Nova Guiné, Madagascar, Moçambique e Noruega.

Casa de Formação

Superior: Pe. Leo Paulo Fiorin, MSF

Endereço: Rua Sorocaba Cabedelo, Qd.30, Lt. 5 – Jd. Novo Mundo 74715-490 – Goiânia-GO

Marcos Paulo Mota