3. Vida Cristã

Conhecimento e Vida

X Semana Acadêmica

Conhecimento e Vida - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A necessidade de sentido e de condições de existência que favoreçam a vida humana fomentaram a busca e o desenvolvimento do saber. Por um processo gradual, a humanidade foi aperfeiçoando e ampliando cada vez mais os campos do conhecimento. Contudo, o acelerado progresso do conhecimento técnico resultou em um encantamento que tem feito perder de vista a razão primária e possibilidade de qualquer modo de conhecer: a vida, seu sentido e suas condições. A X Semana Acadêmica é sobre isso.

A décima edição da Semana Acadêmica do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) aconteceu entre os dias 15 e 19 de outubro. A abertura solene do evento contou com a presença do magnífico reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Therezio Amado, e dos coordenadores de Filosofia do Instituto Santa Cruz, padre Mário Correia, e de Teologia da PUC, padre David de Jesus. As Semanas Acadêmicas têm como propósito compartilhar com a comunidade acadêmica e com a sociedade um pouco da reflexão que emerge das atividades do curso de Filosofia do Instituto Santa Cruz e do curso de Teologia da PUC. As investigações tiveram como foco o conhecimento e a promoção da vida humana, nas abordagens filosóficas e teológicas.

Durante a X Semana Acadêmica, professores do Instituto Santa Cruz e PUC Goiás, e professores convidados ministraram conferências e palestras. Foram ministradas duas conferências. Uma delas, sobre bioética, teve como título “A pergunta sobre o aborto que foi esquecida”. Essa conferência, ministrada pelo padre Luiz Henrique Figueiredo, tocou a importância da compreensão do início da vida humana a partir de questões relativas ao aborto. A outra conferência foi ministrada pelo professor José Ternes, com o tema “Conhecimento e Vida”. Ternes evidenciou como o fim da compreensão moderna de mundo favoreceu o surgimento de uma ciência que tenha a vida em questão.

Houve, além das conferências e palestras, a reapresentação de trabalhos de conclusão de curso de alunos egressos do curso de Teologia da PUC. Aconteceu também uma mesa redonda que abordou o tema “Ciência para a redução das desigualdades”. Além disso, os acadêmicos dos cursos de Teologia apresentaram trabalhos próprios, que no evento são denominados de “comunicações”.

Este ano, a Semana Acadêmica contou com muitas novidades. As comunicações, momento em que os acadêmicos apresentaram suas pesquisas, foram distribuídas em grupos menores, por perspectivas de abordagem. Os ouvintes puderam escolher, no ato da inscrição, as comunicações que gostariam de participar. Com isso, a interação entre ouvintes e acadêmicos expositores foi qualificada em razão da afinidade de perspectiva com relação ao tema da Semana Acadêmica, “Conhecimento e Vida”. As atividades do evento foram antecedidas por momentos culturais: apresentações musicais e uma conversa sobre saúde e consciência corporal. Em parceria com a PUC Idiomas, aconteceram workshops em italiano e alemão.

O último dia da X Semana Acadêmica foi encerrado com uma apresentação teatral, escrita por um acadêmico do Instituto Santa Cruz e encenada pelo grupo de teatro Arte e Graça. Assim, sob o auxílio da graça de Deus, como se pediu na bênção inaugural, a X Semana Acadêmica favoreceu um encontro mais fecundo entre a fé e a razão, na reflexão sobre o conhecimento como forma de promoção da vida humana.

Valdeir Gomes Neves
Seminarista da Arquidiocese de Goiânia