Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. A Impressão Sagrada

16/12/2022

A Impressão Sagrada

O Edifício Religioso e suas Curiosidades

A Impressão Sagrada - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Há cinco séculos, a imagem da Virgem de Guadalupe impressa no manto de São Juan Diego tornou-se um acontecimento único e extraordinário.

 

É isto: a imagem da Virgem é uma impressão e não uma pintura. Esta afirmação se faz propícia, porque sobre o tecido simplório, rústico e áspero de fibras de cacto não há marcas de pincel e/ou de nenhuma técnica de pintura. Percebe-se que onde a imagem da Virgem está estampada a textura do tecido torna-se similar a uma seda.

 

O tecido do manto tem pouca qualidade têxtil e sua durabilidade não ultrapassaria mais que 20 anos. Mas, curiosamente, até o presente momento não apresenta nenhum tipo de correção das fibras ou qualquer outro desgaste, apesar de ter ficado durante 16 anos exposto para veneração sem qualquer tipo de proteção.

 

Em 1758, em uma limpeza do vidro de proteção, o ácido nítrico atingiu grande parte da impressão. Conta-se que em 30 dias a imagem se restaurou sozinha, restando apenas manchas em parte do tecido natural. E, em 1921, a imagem sofreu um atentado a bomba, que danificou objetos e o altar de mármore onde se encontrava. Mas a imagem não sofreu danos, nem mesmo o vidro comum de proteção se quebrou.

As cores da Virgem de Guadalupe são únicas. Peritos não encontraram elementos de origem animal ou mineral que expliquem a tonalidade das cores, sua composição e nem sua origem. E, dependendo do ângulo de visão as cores mudam ligeiramente. É magnífico que até o presente momento nenhum tipo de repintura ou restauração foi realizado e também não há registro de perdas da tonalidade e nem de material.

 

Há vida no manto. Em 1976, descobriu-se que o tecido mantém uma temperatura constante de 36.6 a 37 graus celsius, que é a temperatura natural de uma pessoa viva e saudável. O tamanho da imagem da Virgem é o mesmo de uma mulher gestante perto dos dias de dar à luz. Nos olhos da Senhora de Guadalupe encontram-se treze indivíduos refletidos, proporcionalmente diferentes com o que acontece nos olhos humanos. Acredita-se ser o registro das pessoas que presenciaram o exato momento do milagre.

 

Mais que uma belíssima imagem milagrosamente impressa, a padroeira da América Latina é um código rico de significados que merece o nosso olhar atento e contemplativo para compreendermos as manifestações divinas desta obra sacra sem precedentes.

 

Fabiana Longhi
Arquiteta
Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado –

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar