3. Vida Cristã
  4. “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39)

23/09/2022

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39)

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Esse é o tema da Mensagem do Papa Francisco aos jovens por ocasião da XXXVII Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em Lisboa, de 1º a 6 de agosto de 2023. O tema nos recorda do momento em que Maria, após a anunciação, correu rapidamente ao encontro de sua prima Isabel. O mistério desta cena nos inspira a mover-nos, de irmos ao encontro de quem precisa.

A jovem Virgem Maria se levanta e sai ao encontro de sua prima Isabel, levando consigo Cristo. “A Mãe do Senhor é modelo dos jovens em movimento, jovens que não ficam imóveis diante do espelho em contemplação da própria imagem, nem ‘alheados’ nas redes. Ela está completamente projetada para o exterior”, escreve o Papa, enfatizando que essa disponibilidade para ir ao encontro dos outros é gerada pela experiência do Senhor em sua própria vida.

Francisco também busca encorajar os jovens a perguntarem-se que atitudes e motivações experimentam diante dos desafios da vida quotidiana. Convida-os a discernir entre uma “boa pressa [que] impele-nos sempre para alto e para o outro” e uma que “não é boa (…) que nos leva a viver superficialmente, tomar tudo levianamente sem empenho nem atenção, sem nos envolvermos verdadeiramente no que fazemos”.

Muitos jovens têm a mentalidade do imediatismo para os prazeres e as coisas passageiras do mundo, enquanto que uma vida de santidade e conversão fica no famoso “depois eu me converto”. A inquietação que temos dentro de nós deve ser direcionada para Deus, que é nossa razão de viver, e o nosso propósito primeiro. Assim como Maria jovem usou de sua inquietação e moveu-se, que também tenhamos essa coragem de levantar-nos.

Papa Francisco nos disse na XXXVI JMJ de 2019, no Panamá: “Não percam sua vida no sofá”, chamando-nos a agir e mover-nos. Então, que com essa reflexão possamos levantar e partir apressadamente para onde Cristo nos mandar.

Rafael Borges
Setor Juventude