Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. A Escada Santa

09/09/2022

A Escada Santa

O Edifício Religioso e suas Curiosidades

A Escada Santa - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Em frente à Arquibasílica de São João de Latrão, em Roma, do outro lado da rua, encontra-se um dos mais importantes lugares de peregrinação, o Santuário da Escada Santa.

 

Segundo a antiga tradição cristã, Jesus subiu várias vezes esta escada, no dia do seu julgamento à morte, que ficava no palácio do Pôncio Pilatos, em Jerusalém. Foi trazida para Roma, em 326, por Santa Helena, mãe do imperador Constantino. E o santuário que conhecemos hoje foi criado no papado de Sisto V (1589), que instalou a escada em frente à Sancta Sanctorum, a preciosa capela dos Papas, onde se venera a imagem do Santíssimo Salvador.

 

Por três séculos, aproximadamente, os peregrinos subiram, ajoelhados, os 28 degraus de mármore que estavam protegidos por madeira. Por 29 anos, o santuário passou por um processo de restauração que foi concluído com o restauro da Escada Santa.

 

Com a retirada da proteção de madeira, foram encontrados milhares de bilhetes escritos à mão com oração, pedidos de bênçãos, moedas, fotos e rosários. Sobre uma camada grossa de poeira, lá estava o mármore com muitos degraus gastos, registro da peregrinação. Sobre o piso de alguns degraus há cruzes de ferro chumbadas, mas um, em especial, chama atenção porque o mármore está bem gasto, afundado, com rachaduras no entorno e, protegido por uma grelha, há uma mancha, que se acredita ser uma gota do sangue de Jesus.

 

Segundo o restaurador Paolo Violini, quando iniciaram os trabalhos, todos compreenderam que a descoberta não poderia ficar reservada apenas a especialistas. Reinaugurada em 11 de abril de 2019, os peregrinos tiveram o privilégio de contemplar os afrescos e subir de joelhos a escada santa original por 60 dias. Hoje, ela encontra-se protegida por uma nova madeira e com janela ovais, onde vemos a estrutura original, ao subir de joelhos na peregrinação.

 

Em 11 de novembro de 2015, a Penitenciaria Apostólica redigiu o Decreto para o Pontifício Santuário da Scala Santa, Roma, como um lugar diário de indulgência plenária.

 

Fabiana Longhi
Arquiteta
Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar