3. Vida Cristã
  4. Centenas de seminaristas reunidos para o 4° COMINSE

22/07/2022

Centenas de seminaristas reunidos para o 4° COMINSE

Centenas de seminaristas reunidos para o 4° COMINSE - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A quarta edição do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas foi realizada na Arquidiocese da Paraíba, em João Pessoa, com cerca de 300 participantes de todo o país.

O 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE) foi um evento promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs). Ao reunir mais de 300 participantes de todo o Brasil, o evento celebrou o Ano Jubilar Missionário e buscou impulsionar a consciência missionária dos congressistas.

O tema central do encontro tratou da formação missionária Ad gentes nos seminários. A questão envolve diversos âmbitos da formação dos novos padres para a Igreja no Brasil, pois está relacionada ao fortalecimento das disciplinas sobre missão nos cursos de teologia bem como a construção de um Programa Formativo dos Seminários para que, desde o período inicial, possa estimular e favorecer as iniciativas missionárias.

O congresso contou com a presença de diversos religiosos, padres e bispos que, além de suas palavras, puderam incentivar os seminaristas para a missão com o testemunho de suas próprias vidas. Com o destaque para o vietnamita Pe. Dinh Nhue Nguyen, OFM Conv., o secretário geral da PUM (Pontifícia União Missionária); a Ir. Regina da Costa Pedro, superiora provincial das Irmãs da Imaculada; Dom Luiz Fernando Lisboa, CP., bispo de Cachoeiro de Itapemirim, e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Cristo aponta para a Amazônia

Ao final do encontro, os seminaristas aprovaram e celebraram a Carta-Compromisso, que reflete as discussões realizadas ao longo da semana e assume o compromisso de viver “uma conversão pessoal, pastoral e estrutural que desperte maior consciência missionária”.

O destaque da carta é o convite feito aos seminaristas, formadores, bispos e jovens para a 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional a ser realizada entre os dias 05 e 17 de janeiro de 2023, na Arquidiocese de Manaus (AM).

Fonte: site das Pontifícias Obras Missionárias – www.pom.org.br

Meu testemunho de participação do Congresso

Foi uma grande oportunidade de aprendizado poder participar do congresso de seminaristas. Além do encontro com várias pessoas, também foi possível constatar a grandeza da educação em nosso Seminário que, desde o primeiro ano, o propedêutico, já nos motiva para a missão dentro do nosso regional Centro-Oeste. A consciência missionária do futuro padre precisa estar atenta às mais diversas necessidades missionárias ao redor do mundo. Ainda que em nossa Arquidiocese não haja padres ‘sobrando’, é preciso se dispor para a missão, e com coragem dar da nossa própria pobreza para aquelas realidades e condições ainda mais precárias. É inquietante saber que em alguns lugares do mundo, e até mesmo aqui bem perto de nós, algumas comunidades católicas têm apenas uma Santa Missa por mês. É preciso formar todo o povo de Deus para que todos assumam a condição de batizados e missionários para anunciar o amor de Jesus Cristo.

Guilherme Cunha – Seminarista