Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. O Edifício Religioso e suas Curiosidades

10/06/2022

O Edifício Religioso e suas Curiosidades

Sagrada Família: O diálogo entre a tradição simbólica e a modernidade

O Edifício Religioso e suas Curiosidades - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Os moradores da histórica cidade de Barcelona, na Espanha, acompanham há cinco gerações a construção da Basílica da Sagrada Família.

 

Tudo tem início em 1882, com um projeto neogótico, o estilo vigente na época. No entanto, um ano depois, por divergências técnicas, o arquiteto é demitido e Antônio Guadí é contratado para assumir os trabalhos, dando novas diretrizes e originalidade ao projeto, pois acreditava que era a construção de um templo para a igreja do futuro.

 

O arquiteto Guadí dedicou 43 anos ao projeto do templo da Sagrada Família, dos quais os últimos 12 anos de sua vida, foram exclusivos para a igreja, levando-o a morar no seu escritório dentro da própria obra. Gaudí era um homem de fé e acreditava que a sua grande vocação de servir a Deus era através da arquitetura. Faleceu atropelado em frente à igreja em 1926 e, está enterrado na cripta de sua obra-prima.

O novo projeto do templo contempla uma arquitetura moderna, exuberante e rica em simbologia. São três fachadas: da Natividade, da Paixão e da Glória. São 18 torres com diferentes alturas e dedicadas uma a Jesus, uma a Maria, aos quatro Evangelistas e aos 12 apóstolos. No interior, identificamos uma das grandes inspirações no trabalho do arquiteto, a natureza. Uma sequência de grandes colunas em forma de troncos, conduzindo o olhar para o teto que nos lembra as copas das árvores. Os vitrais, cuidadosamente planejados, possuem cores vivas, na parte inferior, e degradê para as cores mais claras, na parte superior. Sobre o altar, temos o crucificado suspenso, ornado por um dossel decorado com videiras e, rodeando o presbitério, vemos os tubos do órgão.

 

Já são 140 anos de construção e está prevista para ser finalizada em 2026, no centenário da morte do arquiteto Antônio Guadí.

 

Fabiana Longhi
Arquiteta
Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi Arquitetura – Arquitetura do Sagrado

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar