3. Vida Cristã

25/02/2022

Ensinar com amor

Ensinar com amor - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

O lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” inaugura, em 2 de março, a Campanha da Fraternidade de 2022. “Fraternidade e Educação” é o tema protagonista deste ano, com o objetivo principal de refletir e apresentar ações concretas com base no Pacto Educativo Global.

O papa Francisco promoveu a iniciativa de convocação do Pacto Educativo Global com a finalidade de “reavivar o compromisso em prol e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”, convidando todos a “unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”.

A Igreja volta-se para a educação com a finalidade de promover diálogos no contexto da realidade educativa no Brasil e seus desafios potencializados pela pandemia.

Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o papa Francisco enfatiza que, se queremos um mundo mais fraterno, devemos educar as novas gerações para “reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada um nasceu ou habita”.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade deste ano terá importantes objetivos específicos. Entre eles destacam-se o papel da família no processo educativo, a identificação dos valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição Cristã e o estímulo à organização pastoral junto às escolas, universidades e espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.

Ao longo dos últimos anos, a família delegou ou se absteve de participar do processo educacional dos filhos, transferindo essa responsabilidade integralmente para as escolas formais e atividades “complementares”.

Com a pandemia, tivemos significativos reflexos no ensino e na metodologia das escolas e universidades do mundo inteiro, com uma realidade nova, principalmente para as crianças, com aulas realizadas em regime remoto, sem socialização presencial.

A sala de aula em casa também trouxe muitas surpresas aos pais que puderam acompanhar de perto o conteúdo ensinado aos seus filhos.

Neste contexto de aulas a distância, a educação é evidenciada. Por isso, faz-se necessário priorizá-la como uma das finalidades principais de uma sociedade solidária.

A educação é direito fundamental de natureza social, previsto na Constituição Federal de 1988, com prestação positiva do Estado, como rege o seu artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Também previsto pelo Constituinte de 1988: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

Ensinar com amor não só responsabiliza as famílias como coautoras dos conteúdos transmitidos aos nossos filhos, coloca também as famílias como participantes da construção de uma sociedade íntegra.

Ensinar com amor coloca as famílias unidas às instituições de ensino, coloca-as como participantes principais no processo de formação dos futuros cidadãos brasileiros.

Gabriela Pugliesi Furtado Calaça
Advogada, professora, membro da Comissão de Educação e Ensino Religioso da Unijuc