3. Vida Cristã
  4. Todos os santos e santas de Deus numa só festa

09/11/2021

Todos os santos e santas de Deus numa só festa

Todos os santos e santas de Deus numa só festa - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Iniciamos o mês de novembro com a Solenidade de Todos os Santos. Levantamos nosso olhar para a Igreja Celeste, para uma multidão de homens e mulheres que procuraram viver com amor e fidelidade o Evangelho de Jesus Cristo. Nesta multidão de batizados e batizadas, estão não somente os que foram oficialmente reconhecidos, através do processo de canonização, mas todos aqueles e aquelas que, mesmo não conhecendo seus nomes e histórias, estão inscritos na glória de Deus, pelo testemunho de fé. É desta multidão que nos fala o livro do Apocalipse (Ap 7,9) “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar”.

Se por longos séculos os santos e santas vieram em sua grande maioria das fileiras da vida religiosa ou presbiteral, o Concílio Vaticano II (1962-1965) lembrou que o chamado à santidade é para todo batizado e batizada, é a vocação de todo cristão e de toda cristã. Os documentos conciliares nos relembraram o que era a realidade no início do cristianismo, em que todos os membros da comunidade eram chamados de “santos”, como saúda São Paulo à comunidade de Corinto: “àqueles que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Cor 1,2).

A celebração da Solenidade de Todos os Santos é um convite a toda a Igreja para contemplar o exemplo dos santos e santas, para provocar em toda a comunidade de batizados o desejo de ser santo, de viver como bem-aventurado, como uma pessoa feliz por viver na intimidade com Deus. Esses homens e mulheres reconhecidos pela Igreja como santos, como modelos propostos a toda a comunidade, viveram felizes não porque não tiveram dificuldades ou problemas. Ao contrário, os santos e santas experimentaram os mais diferentes sofrimentos: doenças, perseguições, abandono, maledicências, calúnias, solidão e tantas outras cruzes, mas souberam perseverar na fé e testemunharam o Evangelho nestes momentos difíceis, “são os que vieram da grande tribulação” (Ap 7, 14).  O que levou São Gregório Magno a expressar que “todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciência”.

Quando lemos sobre a vida dos santos ou sobre os relatos de milagres realizados por eles em vida ou pós-morte, encontramos homens e mulheres que, no ordinário da vida, souberam viver o extraordinário de Deus. Encontramos cristãos e cristãs que responderam ao chamado de Jesus, que o seguiram mesmo diante das cruzes, das dificuldades do caminho do discipulado. Cada jeito de ser santo foi moldado na cruz de Cristo.

Ao celebrarmos numa só festa todos os santos e santas de Deus, voltemos nosso coração para a vocação batismal, para o chamado à santidade. Possamos meditar sobre a vida de um santo ou uma santa a quem temos um carinho e uma devoção especial, não procurando o extraordinário, o grandioso, mas, sim, o pequeno, o frágil, o que há de mais humano neste santo ou nesta santa que se assemelha a mim e que me ajudará a percorrer também um itinerário de santidade.

Em meio a uma lista imensa de santos e santas, encontramos a Virgem Maria, Rainha de Todos os Santos. A Mãe dos discípulos e das discípulas de Jesus, a Mãe da Igreja, com sua maternal proteção e intercessão, tem sustentado o caminhar de todos aqueles e aquelas que desejam abraçar a santidade. Confiemo-nos sob sua proteção e peçamos à Rainha de Todos os Santos que nunca falte na Igreja esses faróis, esses luzeiros que indicam com alegria o caminho do céu.

Pe. Heverton Rodrigues de Oliveira, CSsR
Colaborador no Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno.
Professor de “História da Igreja” no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg)