Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. A IGREJA CRISTÃ é o lugar da comunhão do povo

25/05/2021

A IGREJA CRISTÃ é o lugar da comunhão do povo

O edifício religioso e suas curiosidades

A IGREJA CRISTÃ é o lugar da comunhão do povo - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A arquiteta Fabiana Longhi, especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra, será a nova articulista dos meios de comunicação da Arquidiocese de Goiânia, com a série O edifício religioso e suas curiosidades. Ela vai falar sobre singularidades da Arte Sacra e como devem ser os espaços litúrgicos.

 

Você sabia que a igreja cristã (a igreja católica) é o primeiro edifício religioso que não foi construído para ser a morada de Deus? Até o surgimento da primeira igreja cristã todos os edifícios religiosos eram envoltos em mistério, grandiosidade, o lugar santo, a morada das divindades, que não poderiam ser encontradas em outro lugar.

 

O Templo de Jerusalém, que Jesus Cristo frequentou e pelo qual tinha muito respeito, como nos revela a Sagrada Escritura, também era lugar santo. Ali era a morada de Deus, era a casa do Pai. Somente ali se poderia encontrar com Deus.

 

A igreja cristã revoluciona todo esse conceito, pois constrói um edifício religioso que é o lugar da reunião, da comunhão e da oração do povo cristão e, por isso, é a casa de Deus.

 

Durante muito tempo, os cristãos se reuniram em casas comuns porque o importante não era o lugar, e sim estarem reunidos em assembleia, em comunhão. “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações” (At 2,42).

 

Para entendermos melhor, a igreja cristã, seja capela, matriz ou catedral, não é construída por causa de Deus. Ela é construída como expressão material da igreja de fé, vivenciada em comunidade, porque cada fiel é templo de Deus, cada fiel é pedra viva, morada de Deus: Cristo vive em você e você, nele. “Vocês sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

 

Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês” (1Cor 3,16-17).

 

 

Fabiana Longhi
Arquiteta
Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi Arquitetura – Arquitetura do Sagrado

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar