Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. A palavra se faz Oração

11/01/2021

A palavra se faz Oração

A palavra se faz Oração - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Antes de escrever este texto, ouvi e meditei uma canção do grande catequista Pe. Zezinho, “Orar costuma fazer bem”. Há um trecho que diz o seguinte: “Uma força diferente e é do céu que a força vem, toma conta dessa gente, o infinito ela contém”. Realmente, orar não só costuma, orar faz bem sempre. Na música popular, o compositor baiano Gilberto Gil já poetizou “que a fé não costuma faiá”. Estamos ainda nas primícias de 2021 e é próprio deste período inicial do ano projetar sonhos, trabalhos… projetar vidas. E como projetar a nossa vida em uma situação ainda caótica? Como lançar um olhar de esperança quando ela parece sumir no número de mortos e infectados pela Covid-19? 

 

É preciso que a nossa palavra se faça oração para sermos seres encharcados da experiência com o Eterno que armou Sua tenda no meio de nós. Há poucos dias, no mistério do Natal, contemplamos que a Palavra se fez gente, e, agora, movidos por este acontecimento, a nossa palavra deve se fazer oração. Geralmente planejamos as finanças, a escola dos filhos, a viagem das férias, as aquisições que faremos. Deixamo-nos levar pelo dinheiro em detrimento de outras esferas de nossa existência. E a vida espiritual? O que você propôs para este ano? Se ainda não fez o seu planejamento, ainda não estabeleceu as suas metas, compartilho três dicas muito simples:

 

1 – Tenha uma meta diária de oração da Palavra de Deus. Não se trata apenas de ler a Bíblia de forma mecânica, mas criar um cronograma para rezar diariamente a partir da Palavra. 

 

2 – Eleja um santo para inspirar a sua vida de fé neste ano e busque conhecer ao máximo sobre ele: sua vida, seus feitos, seus escritos. Claro, peça ao Espírito Santo que abra seu coração para acolher o exemplo deste santo na sua vida cotidiana. 

 

3 – A partir dos dois pontos anteriores, tenha o propósito de deixar sua vida ser transformada. “O coração de quem conversa com o céu tem tanta coisa pra dizer”, como canta o Padre Zezinho, que é a hora de deixar o seu coração dizer ao seu próximo mais próximo o quanto ele precisa ser amado por você. 


Dom Hélder Câmara ensina que "feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver." Que a razão de sua travessia, neste ano, seja a da oração! 

 

Marcus Tullius
Filósofo e publicitário. Coordenador geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB e coordenador de comunicação da Tv Pai Eterno.

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar