3. Vida Cristã

25 Anos do Grupo AAVE

Comemorando 25 anos, Grupo de AAVE precisa mais do que nunca da sua ajuda

25 Anos do Grupo AAVE - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Após a morte prematura e dolorosa de um amigo vítima da Aids, a irmã Margaret Hosty e a senhora Divina de Fátima Nogueira fundaram, em 1995, em Goiânia, um local de apoio às pessoas que vivem com HIV/Aids: Associação Grupo Aids: Apoio, Vida Esperança – Grupo AAVE. Atualmente, comemorando 25 anos de luta em favor das pessoas que vivem com HIV/Aids, a associação acompanha mais de 200 pessoas soropositivas e suas famílias na Região Metropolitana de Goiânia. O grupo, em todos os seus anos de trabalho, tem oferecido várias ações de melhoria aos seus usuários, vítimas do preconceito e discriminação. Antes da pandemia, a associação disponibilizava uma programação variada de cursos e serviços. Os usuários tinham à disposição cursos de culinária, artesanato, alongamento de unhas, informática, entre outros. Além disso, ofereciam atendimentos terapêuticos, psicológicos, pedagógicos, jurídico e sociais. “Toda a programação foi construída com intuito de empoderar, fortalecer as pessoas vivendo com HIV/Aids, para que elas possam superar os problemas decorrentes do vírus”, explica a Irmã Margaret.

Diante do atual cenário de pandemia e da necessidade de distanciamento social, os cursos presenciais tiveram de ser paralisados temporariamente. “A maioria dos nossos usuários mora nas periferias da Grande Goiânia e usa transporte público para se locomover. Além do vírus HIV, grande parte deles possui outras patologias, o que colocaria em risco as suas vidas, caso cheguem a ser contaminados com a covid-19” explica, Maria Suely, vice-presidente do Grupo AAVE. No entanto, mesmo enfrentando uma pandemia, o Grupo AAVE não retrocedeu no seu trabalho. Desde o mês de março, os atendimentos terapêuticos, sociais, psicológicos e jurídicos estão acontecendo por meio de ligações telefônicas e chamadas de vídeo. Nesse período, o número de atendimentos psicológicos mais do que dobrou, porque os problemas enfrentados pelas pessoas vivendo com HIV/Aids e o sentimento de medo se intensificaram.

De acordo com a equipe do Grupo AAVE, a maioria dos atendidos não realiza trabalho formal e possui baixa escolaridade. Assim, na pandemia, eles não conseguiram realizar seus “bicos”, o que afetou a situação financeira, já prejudicada, dessas famílias. Isso, aliado ao aumento de preços de alimentos e produtos de limpeza básicos, impactou diretamente a vida dessas famílias que não conseguiriam sobreviver sem ajuda. Para fornecer ajuda emergencial a essas famílias, o Grupo AAVE vem tentando coletar doações em dinheiro, cestas básicas e produtos de higiene pessoais para repassar a seus usuários. O repasse tem sido feito presencialmente, de casa em casa, para cada usuário beneficiário. “Nós nos deslocamos com todos os equipamentos de proteção pessoal e respeitamos o distanciamento social. Levamos os alimentos e os produtos de higiene para a residência de cada um de nossos usuários, assim eles não correm o risco de ser contaminados com a covid-19 no deslocamento até o Grupo AAVE”, explica a equipe.

Muda plantada em comemoração aos 25 anos do Grupo AAVE

Além disso, emergencialmente, o Grupo AAVE recebe pedidos todos os dias de seus usuários, entre os pedidos destacam-se: a necessidade de aquisição de medicamentos, a carência de pagamento de água e energia e a urgência de realização exames médicos. Esses pedidos também dobraram com a pandemia porque a renda desse público foi prejudicada e, para muitos deles, o Grupo AAVE é o único apoio que possuem.

Durante a pandemia foram distribuídas mais de 350 máscaras de pano, centenas de cestas básicas, álcool em gel, água sanitária e itens de higiene básica.

A pandemia afetou seriamente as receitas do Grupo AAVE. A maioria das paróquias e congregações que nos fornecia uma ajuda mensal cortou, em parte ou por completo, essa ajuda depois do início da pandemia. A ajuda financeira de pessoas físicas e jurídicas também caiu drasticamente. A única ajuda governamental que tínhamos também foi cortada. E quem mais sofre com isso são os nossos usuários que estão passando por uma situação única na história.

O Grupo AAVE realiza um trabalho sério em favor da vida de quem sofre e não tem encontrado quem o ajude. Diante de tantos sofrimentos que vemos crescer em toda parte, o Grupo AAVE vê, sente compaixão e cuida das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Tâmara Fabíola Borges Gonçalves
Presidente do Grupo