Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. Origem e História do Dia Mundial das Missões

19/10/2020

Origem e História do Dia Mundial das Missões

O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927.

Origem e História do Dia Mundial das Missões - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Em 1922, foi eleito papa o cardeal arcebispo de Milão (Itália), Achille Ratti, que tomou o nome de Pio XI. Seu ardor missionário era conhecido de todos e esperava-se dele um grande impulso para a missão. Ainda em 1922, constituiu em Pontifícias as Obras Missionárias já existentes, recomendando-as como instrumentos oficiais da Cooperação Missionária de toda a Igreja. Estimulou a criação de novas missões e ordenou os primeiros bispos indianos (1923) e chineses (1926). No Ano Santo de 1925, abriu, no Vaticano, uma Exposição Missionária Mundial. E, no ano seguinte (1926), publicou uma Encíclica sobre as Missões, Rerum Ecclesiae.

 

A ideia de um Dia Mundial das Missões em nível mundial nasceu no Círculo Missionário do Seminário Arquidiocesano de Sássari (Sardenha, Itália). De 14 a 16 de maio de 1925, o grupo organizou um tríduo missionário, que suscitou muito ardor missionário. No ano seguinte, de 17 a 20 de março de 1926, repetiu-se a celebração.

 

No final de março de 1926, realizou-se a Plenária do Conselho Superior Geral da Obra, agora já Pontifícia, da Propagação da Fé. Na ocasião pediu-se ao papa Pio XI “a instituição em todo mundo católico de um Dia de oração e ofertas em favor das missões”. No dia 14 de abril de 1926, a Congregação dos Ritos comunicava que o Santo Padre havia concedido o pedido. Seria celebrado, anualmente, no penúltimo domingo do mês de outubro. O objetivo é incentivar, nas igrejas locais, a cooperação missionária mediante a oração, os sacrifícios e as ofertas.

 

O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927. Neste ano de 2020, no dia 18 de outubro, penúltimo domingo do mês, celebraremos o 94º Dia Mundial das Missões, com coletas em todas as dioceses, paróquias e comunidades, destinadas às missões da Igreja no mundo inteiro.

 

Alguns anos antes, Pio XI, fizera um gesto surpreendente e profético: na Solenidade de Pentecostes de 1922, interrompeu sua homilia e, em meio a um impressionante silêncio, tirou seu solidéu, fazendo-o passar entre os bispos, sacerdotes e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões. Sua colaboração no Dia Mundial das Missões (17-18 de outubro 2020) tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária em todo o mundo, sobretudo “as terras de missão”.

 

Mons. Daniel Lagni
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Goiânia