3. Vida Cristã
  4. A Beleza de Entregar a Vida ao Senhor

14/08/2020

A Beleza de Entregar a Vida ao Senhor

“Não se pode aprender a servir sem estar com ele, ser Hóstia com ele e consumir-se com ele no altar da vida de nossos irmãos”

A Beleza de Entregar a Vida ao Senhor - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

“A Consagração religiosa envolve uma prévia eleição por parte de Deus: é ele quem chama e quem toma a iniciativa de convidar. É um ato de Deus Pai, que nos consagra em Cristo, com Cristo e para Cristo, na unidade do amor, que é o Espírito Santo. Por isso, é que se pode dizer que a consagração é uma ação divina.”

Na alegria de responder a tão sublime vocação, a entregar-se inteiramente a Deus e ser totalmente dele e para ele, buscando viver radicalmente as bem-aventuranças como resposta de amor ao Pai; amor esse que nos torna livres no encontro da Liberdade Suprema, o Pai Amoroso nos chama no poder do Espírito Santo a seguir Jesus Cristo, mais perto na construção do Reino.

É muito importante que nós, consagrados, consigamos manter latentes dentro de nós que não somos religiosos para realizar trabalhos. Não somos religiosos para nós mesmos. Somos para pertencer a Deus, totalmente sem reservas. Ele nos chama para que possamos ouvir a sua voz. Ele nos consagra para sermos plenos nele. Ele nos envia para construirmos o seu Reino. “Ser todo dele e ele todo meu.” Nisso consiste a beleza de ser um com o Sagrado (consagrado)

Deus nos convida a sermos propagadores de seu amor – seja no falar, no viver. De alguma maneira, ele nos chama a sermos instrumentos de fé e de esperança para nossos irmãos. A vocação que cada consagrado traz é um exemplo. Nosso primeiro chamado é dar a vida para o irmão. Devemos ser solidários e humanos, pois Cristo, ao se oferecer na Cruz, morreu para dar a salvação a todos nós. Assim como diz na Palavra: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida por aqueles que ama” (Jo 15,13).

Ser Cristo vivo na vida do irmão! É através desse propósito que Deus tem um chamado para nós – viver para ele e com ele. Ao ecoar em nossos ouvidos, Deus chama seus filhos a entregar-se por inteiro.

O sustentáculo do nosso viver diário deve ser Cristo vivo na Eucaristia. Quem adora se cristifica. Somos chamados a permanecer aos seus pés, como discípulos que aprendem com o Mestre, e, pouco a pouco, vamos adquirindo as feições dele. Essa é a verdadeira beleza que somos chamados a transmitir.

Ao contemplar a Hóstia Consagrada, podemos escutar o brado de Cristo que diz: “Estou no meio de vós como aquele que serve”. Só quando compreendemos e temos essa visão podemos nos tornar hóstia. Não se pode aprender a servir sem estar com ele, ser Hóstia com ele e consumir-se com ele no altar da vida de nossos irmãos. Diante do Santíssimo Sacramento tudo se consome no amor e pelo amor. É ali que cada consagrado recebe, na intimidade, o alimento salutar para a missão. Nosso coração se torna disposto e arde em desejo pleno de doação. No altar da adoração todos os caminhos se encontram. E a partir dali somos enviados pelo Senhor, que nos recorda que nossas mãos são dispensadoras de vida e distribuidoras de graças redentoras. “Encontra-se nele copiosa redenção.”

Ir. Claudete Ferreira Mendes
Superiora das Irmãs da Copiosa Redenção, em Trindade