3. Vida Cristã

Evangelizar é preciso

I Simpósio Arquidiocesano de Catequese e Iniciação à Vida Cristã

Evangelizar é preciso - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A proclamação do querigma se resume no anúncio central da fé em Cristo (CIC, n. 4), do Reino que começa com sua chegada, da salvação que Ele oferece a todo aquele que crê (Jo 3,3), do destino da vida eterna (Mt 4,17) e da vivência da fé como irmãos na Igreja, antecipação e realização do Reino de Deus (Mt 6,33).

Porém, com as mudanças ocorridas em nosso tempo e com o advento das tecnologias, mudou-se aquele referencial cristão da época de nossos pais e avós. Nas gerações passadas, as famílias e a própria sociedade possuíam um cristianismo intrínseco em seus valores. Naqueles tempos, a preocupação era conservar e manter os valores cristãos disseminados no contexto social.

Nos dias atuais, passamos por mudanças causadas pelos espaços virtuais, pela globalização cultural, pelas tecnologias e pelas pesquisas científicas. Os padrões da ética cristã, da nossa cultura e história são vistos como ultrapassados, obsoletos. A consequência prática desse tipo de postura é a perda da identidade cristã, do sentido do que é sagrado e dos valores familiares. A potencialização da subjetividade exacerbada faz o indivíduo perder-se diante das inúmeras e cômodas propostas oferecidas.

Vivemos uma grave crise de valores em que há uma clara banalização da dignidade humana; corrupção moral e política; indiferença em relação ao próximo; destruição dos recursos naturais; aumento de conversões alimentadas pelo desejo de prosperidade material; justificação do mal, praticado sob exclusiva influência diabólica. Por isso, aqueles que são batizados, professam a fé católica semanalmente, precisam se preparar para responder perguntas, como: Quem é Deus? O que é ter fé? Quem é Jesus Cristo? Qual é a mensagem do Evangelho? Qual é o caminho para a vida eterna?

E é com o desejo de preparar evangelizadores, catequistas, Ministros da Palavra e equipes de Batismo que anunciamos, com alegria, o I Simpósio Arquidiocesano de Catequese e Iniciação à Vida Cristã. Neste evento, queremos ajudar os agentes pastorais a fazer bem este Primeiro Anúncio, para que as pessoas façam uma legítima experiência com Deus. Com isso, será oferecido um caminho para que os iniciantes conheçam Jesus Cristo e se relacionem intimamente com Ele. Por fim, também é proposto uma autêntica vivência comunitária, baseada no amor cristão, para que se sintam chamados a anunciar o Reino de Deus.

Contamos com a presença de vocês!

Secretariado para Catequese e Iniciação à Vida  Cristã