3. Vida Cristã
  4. PUC completa 60 anos

17/10/2019

PUC completa 60 anos

Tradição e inovação, transformando vidas.

PUC completa 60 anos - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

No dia 17 de outubro, a PUC Goiás completa 60 anos de sua criação e 10 anos de seu reconhecimento pontifício. É a primeira universidade criada no Centro-Oeste, erigida quando Brasília ainda não havia sido inaugurada e a capital federal era o Rio de Janeiro. Está entre as universidades mais antigas do Brasil, mas é a mais nova pontifícia universidade do mundo. De 1.800 universidades católicas existentes em todos os países com democracia no mundo, apenas 19 são pontifícias, 7 delas no Brasil.

Com muita honra, as comemorações do Jubileu de Diamante da PUC Goiás foram incorporadas também ao aniversário de 86 anos de Goiânia. Essa homenagem não é sem razão. A história da Universidade Católica se entrelaça à história da capital e à vida de suas famílias, por muitas gerações. O jesuíta padre Machado, que chegou em Goiânia no ano de 1954, para assumir a Faculdade de Filosofia, relembra aqueles primórdios da cidade: “Goiânia era então uma capital nova, cidade pequena, sem tradição universitária a não ser no ensino do Direito. Não tinha aeroporto, luz instalada, asfalto, telefone. Poeira por todos os lados [...]. Mas foi uma experiência fascinante, pois, iniciou-se uma tradição que, a julgar pelo que se vê hoje [entrevista no Jornal do Brasil, 24/04/1979] continua esplendidamente”.

No tempo que antecede a criação da Universidade Católica, foi muito decisiva a atuação de Dom Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás de 1923-1955. Durante todo o tempo de seu episcopado, ele suscitou a criação de escolas de Educação Básica em todo o Estado de Goiás, quando ainda era inexistente uma rede de escolas públicas. Após algumas décadas com esse empenho educacional, era preciso avançar também na Educação Superior. Assim, em 1948, durante o Congresso Eucarístico, ocorrido na Praça Cívica, foi lançado o projeto de criação de uma Universidade Católica de Goiás.

Para a criação da Universidade, durante muitos anos foram sendo criadas em Goiânia, pela Arquidiocese, direta ou indiretamente, sete faculdades: Faculdade de Enfermagem, (1942), Faculdade de Filosofia (1948), Faculdade de Ciências Econômicas (1951), Faculdade de Farmácia e Odontologia (1945, posteriormente incorporada à UFG), Escola Goiana de Belas Artes (1952), Faculdade de Serviço Social (1957), Faculdade Goiana de Direito (1959).

A convite de Dom Emanuel, os jesuítas chegaram em Goiânia, no ano de 1954. Tiveram uma participação decisiva para a direção das faculdades e, depois, a criação da Universidade Católica, que a dirigiram por 20 anos. Em 1956, foi criada a Arquidiocese de Goiânia e, no ano seguinte, Dom Fernando Gomes dos Santos a assumiu como primeiro arcebispo. Sua vinda deu um novo impulso nos trabalhos para a criação de uma universidade. Depois de uma consulta a outros bispos brasileiros e ao Superior Geral dos jesuítas em Roma, Dom Fernando decidiu-se pela criação da Universidade. Foi assim que, após muitas tratativas com o Ministério da Educação, em 17 de outubro de 1959, foi publicado o Decreto n. 47.041, assinado por Juscelino Kubitschek, que criava a Universidade Católica de Goiás.

Aquela pequena Instituição de Educação Superior, criada com poucos recursos, numa cidade ainda em formação, tornou-se uma grande universidade, hoje com mais de 18 mil anos na graduação presencial e com estudantes oriundos de todos os estados do Brasil e de 17 países do mundo. Em 60 anos, a PUC já formou mais de 110 mil pessoas na graduação e mais de 3 mil nos seus mestrados e doutorados. Contando também com mais de 400 laboratórios, um hospital escola, uma emissora de televisão, uma fundação, um centro de convenções e todos os câmpus com infraestrutura acadêmica de alta qualidade, a PUC Goiás ampliou em larga escala a sua missão educacional. Agora, projeta-se também para a Educação a Distância, com a previsão de 34 cursos de graduação em EAD para 2020, além de dezenas de outros para a pós- graduação lato sensu.

Com firme determinação, nossa geração atual trabalha diuturnamente para alcançar na PUC os níveis de excelência mundial, visando à qualidade no ensino, na produção científica e tecnológica, na extensão e nos programas e projetos sociais. Fiéis aos princípios fundacionais, buscamos consolidar um grande legado que se fez tradição universitária em Goiás. Com um projeto pedagógico que visa à formação integral, educamos sob valores éticos e cristãos, para formar uma sociedade justa e fraterna. Agora, junto à nova geração que vem chegando à Universidade, desejamos projetá-la para mais 60 anos, com tradição e inovação, transformando vidas.

Wolmir Amado
Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás