3. Vida Cristã
  4. Trindade

08/07/2019

Trindade

Um momento de fé e devoção

Trindade - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu, mais uma vez, a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Esse é o momento em que nós cristãos manifestamos nossa crença por meio desse evento mundialmente conhecido, oriundo de nosso estado. A festa em louvor ao Divino Pai Eterno é a segunda maior celebração religiosa ligada ao catolicismo do Brasil e, este ano, recebeu cerca de três milhões de fiéis.

O crescimento da festa é resultado do trabalho constante conduzido de forma virtuosa pelos missionários redentoristas e, invariavelmente, sob o pastoreio afetuoso e resoluto de Dom Washington Cruz, arcebispo da Arquidiocese de Goiânia. Eu, mais uma vez, estive presente e completei 25 anos de veneração. Trindade abriu os braços para celebrar os dez dias de adoração ao Divino Pai Eterno e receber peregrinos de todas as partes do mundo. Isso nos enche de alegria, uma vez que mostra ao Brasil o quanto nosso povo é hospitaleiro, acolhedor e afável.

O reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, disse que o tema “Sedes Santos como Vosso Pai é Santo” foi um convite à reflexão sobre a santidade, que levou o devoto a um reabastecimento de sua fé, com a realização de 139 missas, 45 novenas, 11 procissões, além de batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Durante os dez dias de evento, fiquei comovido em assistir e integrar o conjunto de milhões de fiéis que percorreram os 18 km da Rodovia dos Romeiros em direção à capital da fé. Como não se emocionar com a Romaria dos Carros de Boi que, anualmente, apresenta um exemplo de credulidade? A pluralidade testemunhada na longa jornada praticada a partir de cidades do interior de Goiás e de estados próximos e percorrida por pessoas de todas as idades nos faz ter a certeza que o dito popular “a fé move montanhas” é, de fato, posta em prática.

Ao chegar a Trindade, centenas de carros de boi desfilam pelo carreiródromo ao som de berrantes. Por esse conjunto de eventos, esses são, portanto, dias muito especiais. Tamanha é a representatividade do acontecimento que o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, em setembro de 2016, o reconhecimento da Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade como patrimônio cultural brasileiro. Inclusive, vale ressaltar que, com o passar dos anos, a festa ganhou contorno nacional, porque há algum tempo várias televisões transmitem as missas e celebrações.

Agora, por meio da recém-inaugurada TV Pai Eterno, que representa um marco para a história da Associação Filhos do Pai Eterno, faz chegar louvor e adoração às casas de milhões de brasileiros com 24 horas de programação de fé e devoção. Por tudo isso, ao longo dos anos, Trindade se transformou num elo onde o mendigo e o pecunioso se encontram em profunda comunhão. Ali, se reúnem pessoas de todas as classes sociais, em que as diferenças são sepultadas pelo poder da crença.

Os encontros familiares são frequentes, o comércio se agita numa dinâmica movimentada pela fé. Orgulha-me e envaidece Goiás o fato de Trindade ser um dos maiores pontos turísticos religiosos do país e uma das cidades brasileiras que mais atrai peregrinos. Já são mais de 170 anos de celebração ao Divino Pai Eterno que nasceu, se consolidou e tem crescido a partir do nosso estado. Assim, há um fortalecimento da economia regional, da própria história goiana e da tradição que tem atingido o país todo. Trindade apresenta, nos âmbitos nacional e internacional, a cultura, a religiosidade, os atrativos e as potencialidades da nossa terra.

Humberto Aidar