Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. Vamos Cantar o Tempo Comum?

25/06/2019

Vamos Cantar o Tempo Comum?

O Tempo Comum também merece nossa atenção, no que se refere ao canto e à música na liturgia.

Vamos Cantar o Tempo Comum? - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

O Ano Litúrgico nos dá a possibilidade de vivermos os diferentes momentos da vida de Cristo, não simplesmente como espectadores, mas participando com Ele de seu apostolado, nos aproximando dos discípulos em seu itinerário de formação e experiência junto ao Mestre. Este é o sentido do que chamamos Tempo Comum, sinalizado pelo verde da esperança. Nele, celebramos a globalidade do Mistério Pascal, de modo particular aos Domingos, que são a nossa Páscoa semanal.

 

Algumas das grandes celebrações da nossa fé ocorrem no Tempo Comum, como é o caso do Domingo da Santíssima Trindade ou do Domingo de Cristo Rei. Além disso, também é nesse tempo que ganha destaque a vida dos santos, como exemplos a serem seguidos, como setas que apontam para a centralidade de Cristo, cabeça de seu corpo, a Igreja.

 

O canto e a música na liturgia trazem, então, a marca de um tempo que gravita entre a sobriedade da preparação e o júbilo da Páscoa. É o tempo da vida ordinária, do dia a dia, com suas dificuldades e alegrias. Isso, contudo, não significa que se possa cantar qualquer coisa. É preciso estar atento à Liturgia da Palavra de cada Domingo, extraindo elementos para a escolha de um repertório adequado. Além disso, deve-se também levar em conta as diferentes realidades em que estamos inseridos, os diferentes grupos com os quais iremos celebrar, a fim de escolhermos cantos que nos ajudem a viver a nossa vida na Vida de Cristo.

 

Esse é o verdadeiro sentido de cantar a vida com fé, lembrando que, na liturgia, os cantos ainda deverão estar afinados com os diferentes ritos e momentos da celebração: um será o Glória; o outro, o Ato Penitencial. Enfim, caso descubramos a riqueza velada sob o enorme patrimônio de nossa tradição eclesial, obteremos a chave para vivermos a autêntica espiritualidade cristã, a espiritualidade do Ano Litúrgico.

 

O Tempo Comum também merece nossa atenção, no que se refere ao canto e à música na liturgia. Como já fizemos a respeito da Quaresma e da Páscoa, listamos, a seguir, algumas sugestões:

 

Canto de Abertura: O Canto de Abertura, também chamado Canto de Entrada, é o primeiro momento da celebração. Pode ser substituído pela entoação da Antífona de Entrada, que é suprimida quando há canto. Deve ser escolhido levando-se em conta a centralidade de Cristo, mesmo nas festas dos santos e da Virgem Maria. Tem o objetivo de congregar a assembleia num só corpo e num só espírito, sempre refletindo os diferentes momentos do Ano Litúrgico.

 

O Glória: O Glória é um dos hinos mais antigos da tradição cristã. Inicialmente, era cantado apenas na noite de Natal, estendendo-se, posteriormente, a todas as festas da Igreja. Como hino, deveria ser cantado integralmente, sem interposição de refrão. No Tempo Comum, é cantado não apenas aos Domingos, mas também nas demais festas e solenidades.

 

O Canto do Salmo Responsorial:  Já falamos, em outra oportunidade, sobre o primado que o texto deve exercer sobre a melodia na música litúrgica. A Palavra de Deus é, portanto, nossa primeira e mais importante fonte de inspiração. O que não dizer, então, a respeito da Liturgia da Palavra, em que se insere o canto do salmo? Por se tratar de um texto poético, o livro dos Salmos deve ser considerado como o mais rico expoente da tradição musical judaico-cristã.

 

O Canto da Apresentação dos Dons: O momento da preparação das oferendas é, em geral, acompanhado pelo canto. De maneira particular no Tempo Comum, valeria a pena insistirmos no texto da apresentação dos dons, conforme consta no Missal Romano, como principal referência para nossas canções. Assim, a conexão entre o rito e o canto se tornará ainda mais explícita. Como exemplo, citamos melodias para os textos bendito seja Deus para sempre!, ou bendito sejas... etc.

 

O Canto de Comunhão: Durante a comunhão dos fiéis, entoa-se um canto processional. Esse canto deve-se iniciar imediatamente após a comunhão do presidente da celebração, cessando com o encerramento da procissão. Recomenda-se que sempre esteja em sintonia com a Liturgia da Palavra, evidenciando a estreita relação entre Palavra e Eucaristia, como duas partes de um único rito. É oportuno que o canto de comunhão retome algum fragmento retirado das leituras realizadas.

 

O Canto do Presidente da Celebração: Entre os graus de importância da música na liturgia, os diálogos presidenciais ocupam um lugar de destaque. É preciso incentivar o canto por parte dos padres e diáconos, usando as melodias por eles já conhecidas, evoluindo na aprendizagem de novas melodias. Nos Domingos do Tempo Comum o canto do presidente impõe o caráter solene da celebração, como expressão da centralidade do Mistério Pascal no curso da nossa vida.

 

Equipe de Canto Litúrgico da Arquidiocese de Goiânia

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar