3. Sala de Imprensa
  6. Novo bispo auxiliar de Goiânia é ordenado e toma posse dia 26

Novo bispo auxiliar de Goiânia é ordenado e toma posse dia 26

Veja abaixo mais detalhes

Dom Moacir Silva Arantes, 47 anos, foi ordenado na manhã do sábado (13) em sua cidade natal, Itapecerica (MG), sob a imposição das mãos do bispo emérito de Divinópolis, Dom José Belvino do Nascimento, e dos bispos coordenantes, Dom José Carlos de Souza Campos (diocesano de Divinópolis) e Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia e responsável pelo pedido ao papa de um segundo bispo auxiliar. A cerimônia aconteceu na igreja matriz de São Bento, templo construído em 1823, que ficou lotado de fiéis. Vários bispos também concelebraram, entre eles o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner; padres, religiosos, seminaristas e autoridades também participaram da sagração. Em sua homilia, Dom José Belvino citou textos da Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja, lembrando que o bispo deve valorizar os sacerdotes, seus indispensáveis colaboradores, mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi a imagem construída pelo bispo sobre Dom Moacir com o título, “Daqui a 30 anos...”. No texto, o recém-ordenado já “seria emérito com 77 anos de idade, no ano de 2046”. Dom José Belvino constrói a imagem do bom pastor por meio de entrevistas com diversas pessoas que teriam convivido com o auxiliar de Goiânia.

“Quanto bem o senhor fez às nossas famílias... ajudou-nos, como casais, a viver com mais amor; orientou-nos na educação dos filhos; ensinou-nos a construir nossas famílias na fé, no bem e na paz! Continue nos abençoando sempre, nosso santo bispo”, diz um trecho. Outro momento emocionante foi quando o bispo ordenante lembrou o pai falecido de Dom Moacir, o senhor Bento Alves Arantes. “A minha alegria, mons. Moacir, é compartilhada, sabe por quem? Lá do céu, por seu venturoso pai, todo feliz, apontando-o para os anjos e os santos e dizendo: “É meu flho! É meu filho! ... Ele vai ser bispo!”.  E também quando se dirigiu à mãe, Dona Irene Pinto de Araújo, 86 anos. “A segunda pessoa, mais emocionada ainda, ali está segurando as lágrimas com um sorriso de paz, sua virtuosa mãe, toda encantada... E sorriem também seus irmãos e familiares...”.

Logo após a homilia, todos cantaram a Ladainha dos Santos, houve a unção da cabeça com o óleo, indicativo de que o Espírito Santo deve fortalecer o bispo em sua missão e, em seguida, ele recebeu as insígnias episcopais de Dom Belvino: O anel, que significa a aliança entre Cristo e a Igreja, sua esposa; a mitra, chapéu em forma de cone, que significa que o bispo está em comunicação direta com os Céus; e o báculo, cajado que faz menção ao Cristo Bom Pastor, que conduz o rebanho em direção a Deus.

Dom Moacir Arantes celebrou sua primeira missa como bispo também na Igreja de São Bento, em Itapecerica, na manhã do domingo (14), mesmo dia em que ele foi ordenado sacerdote, há 17 anos. A posse do novo auxiliar de Goiânia está marcada para o próximo dia 26 de agosto, às 19h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora.