4. Conheça o Projeto Alfadown

13/09/2019

Conheça o Projeto Alfadown

Realizado pela PUC Goiás, o programa tem como objetivo alfabetizar pessoas com Síndrome de Down

Conheça o Projeto Alfadown - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Desde 2003 sendo realizado pela PUC Goiás, o projeto Alfadown é um programa permanente de extensão que faz parte do Programa de Referência de Inclusão Social (PRIS). Ele auxilia na alfabetização e letramento de crianças a partir de sete anos, jovens e adultos que possuem Síndrome de Down. Além disso, o projeto oferece acompanhamento psicológico para pais e responsáveis.

São realizados atendimentos às pessoas com Síndrome de Down, para toda comunidade goianiense e, em especial, aos alunos oriundos da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, após importante parceria firmada com essa secretaria.

Os encontros acontecem uma vez por semana. Enquanto os educandos estão em atendimento, seus responsáveis têm um momento para conversar com o psicólogo. A pedagoga responsável, Renata Barreto, pelo projeto explicou sobre o Alfadown. “Nós também temos como objetivo possibilitar o desenvolvimento das habilidades sociais dessas pessoas. Acreditamos que essas habilidades sejam essenciais para que de fato nossos educandos sejam protagonistas e se apoderem do espaço social.”

O projeto, que possui aproximadamente 90 alunos, neste mês de setembro, vai trabalhar em prol da Campanha Nacional Setembro Verde. A meta é conscientizar a população sobre a luta pela inclusão da pessoa com deficiência.

Para participar do projeto como voluntário, os interessados devem ser maiores de 18 anos e precisam acessar o site da PUC Goiás e fazer a inscrição. As vagas são abertas todo início de semestre.

Suzany Marques