4. III Dia Mundial dos Pobres

10/09/2019

III Dia Mundial dos Pobres

Serviços gratuitos serão oferecidos em quatro paróquias

III Dia Mundial dos Pobres - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Neste ano, em 17 de novembro, a Igreja celebrará o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo papa Francisco, em 21 de novembro de 2016, na Carta Apostólica Misericordia et misera, que marcou o final do Jubileu da Misericórdia. “Intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreveu o sumo pontífice.

Na Arquidiocese de Goiânia, o padre Max Costa está responsável pela organização da programação para celebrar a data. A primeira reunião de planejamento foi realizada nessa sexta-feira, 6, com a participação de representantes de paróquias que são referência na realização de obras sociais na capital: Paróquia N. Sra. da Conceição / Basílica N. Sra. do Perpétuo Socorro (Campinas), Paróquia Santa Teresinha (Aparecida de Goiânia), Paróquia N. Sra. da Assunção (Vila Itatiaia I) e Santuário Sagrada Família.

A proposta é que, nessas paróquias, no Dia Mundial dos Pobres, sejam oferecidos serviços diversos à população menos favorecida (inclusive aos que estão em situação de rua), nas áreas de saúde, higiene, alimentação, vestuário, orientação jurídica e espiritual, entre outras, como atividades para as crianças. A PUC Goiás também participará da ação, como informou o padre Max, levando diversos serviços e atividades a Senador Canedo. A programação completa será divulgada no início de novembro.

Bons exemplos

Para que essa programação seja uma grande ação social, “que dê visibilidade às ações filantrópicas da Igreja e possa sensibilizar a sociedade a ter iniciativas solidárias também”, o padre Max sugere que as paróquias organizem, para esse dia, atividades e serviços que elas já costumam oferecer à comunidade de baixa renda, cotidianamente, por meio de diversos projetos, e também em datas próximas ao Natal, “uma vez que, no dia 17 de novembro, já estaremos no espírito do Advento”.

“O principal, no entanto, é nossa motivação para a realização dessas atividades, que devem ser inspiradas em sua dimensão espiritual. Estaremos ofertando esses serviços por amor. Seremos o bom samaritano para os irmãos necessitados, de forma que possam identificar o amor de Deus por intermédio das nossas doações, mas principalmente pelo tratamento cordial e digno que vamos dar a eles”, disse padre Max.

Os representantes das paróquias se comprometeram em realizar o levantamento dos serviços que têm condições de oferecer no Dia Mundial dos Pobres, a partir de consulta aos grupos de trabalho, sob orientação de seus párocos. O padre Max sugeriu ainda que as paróquias próximas a essas, que serão pontos de referência, se unam nessa grande ação social, agregando serviços que realizam ou colaborando com seu trabalho.

Nova reunião com os representantes das paróquias ficou marcada para o dia 4 de novembro, às 10h, na Cúria Metropolitana.

Eliane Borges