4. Igreja Celebra hoje a Assunção de Nossa Senhora

15/08/2019

Igreja Celebra hoje a Assunção de Nossa Senhora

Apesar da solenidade ser comemorada hoje (15/08), sua liturgia é transferida para o domingo (18/08).

Igreja Celebra hoje a Assunção de Nossa Senhora - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Hoje a Igreja comemora a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. De acordo com o Padre Marcos Rogério, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção “é uma das festas mais lindas que podemos celebrar, mas primeiro devemos compreender que ela é um dogma de fé. Isso quer dizer que a Virgem Imaculada foi elevada aos céus de corpo e alma. E a Igreja, desde os primeiros séculos, chama isso tudo de dormição, que significa que Deus a ressuscitou e a levou para o céu.”

A assunção de Maria é considerada um dogma de fé porque, em 1950, o Papa Pio XII, por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus assim a proclamou. O texto diz o seguinte “Considerando que a Igreja universal ‒ que é assistida pelo Espírito de verdade, que a dirige infalivelmente para o conhecimento das verdades reveladas ‒ no decurso dos séculos manifestou de tantas formas a sua fé; considerando que os bispos de todo o mundo quase unanimemente pedem que seja definida como dogma de fé divina e católica a verdade da assunção corpórea da santíssima Virgem ao céu; considerando que esta verdade se funda na Sagrada Escritura, está profundamente gravada na alma dos fiéis, e desde tempos antiquíssimos é comprovada pelo culto litúrgico, e concorda, inteiramente, com as outras verdades reveladas, e tem sido esplendidamente explicada e declarada pelos estudos, sabedoria e prudência dos teólogos ‒ julgamos chegado o momento estabelecido pela providência de Deus, para proclamarmos solenemente este privilégio insígne da virgem Maria (Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, parágrafo 41).”

O padre Marcos Rogério ainda explica que “A festa de Nossa Senhora como dogma, nos ajuda a perceber que a assunção da Virgem Maria é uma participação especial na ressurreição de Jesus Cristo, uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos. Se ela sobe ao céu, nós também subiremos ao céu.” Apesar de a Assunção de Nossa Senhora ser comemorada hoje (15/08), a liturgia dela é transferida para o domingo seguinte, pois se trata de uma solenidade. O padre destaca que “A data é transferida para o Domingo para dar à data esse grau de importância. Para que toda a comunidade cristã possa fazer a experiência desse mistério da fé.”

Suzany Marques