4. Reunião Mensal de Pastoral

12/08/2019

Reunião Mensal de Pastoral

Congresso Eucarístico é o destaque deste mês de agosto

Reunião Mensal de Pastoral - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Congresso Eucarístico Arquidiocesano, que acontece de 20 de junho de 2019 a 3 de junho de 2021, com tema “Felizes os convidados para a ceia do Senhor” e o lema “Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,24; Lc 22,19), foi o assunto central da  Reunião Mensal de Pastoral deste mês de agosto (10). Este será o 3º Congresso Eucarístico realizado na Arquidiocese de Goiânia. Como de costume, a reunião teve início com a oração das Laudes, ou oração da Manhã, seguindo a Liturgia das Horas. Logo após, padre Vitor Simão, coordenador da reunião, realizou a acolhida e fez os primeiros encaminhamentos.

A dimensão sacrifical do Sacramento Eucarístico

Padre Arthur da Silva Freitas foi responsável pela explanação a respeito dimensão sacrifical do sacramento Eucarístico, com base no Catecismo da Igreja Católica. O padre iniciou falando da importância de se refletir essa dimensão e iniciou com a definição: “A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferenda sacramental do seu único sacrifício, na liturgia da Igreja que é o seu corpo” (CIC, 1362). Com base nessa citação, o padre destrinchou o significado do mistério pascal no plano da salvação. Por meio da Sagrada Liturgia em que se celebra o sacrifício e demais sacramentos, a Igreja realiza aquilo que anuncia.

Ao falar da Santa Missa, ele explicou que falamos de um ato sagrado que realiza aquilo que a Igreja anuncia, Cristo Salvador, e que deve ser considerada como memorial, ação de graças e presença real de Cristo na Eucaristia. E ressaltou que é preciso que a consciência de participação nesse sacrifício melhore muito para que mundo acredite naquilo que nós dizemos acreditar. Como nos comportamos ao entrar neste mistério de Cristo (morte e ressureição) mostra e define em que nós cremos. “A arte de celebrar mostra aquilo que cremos, é o melhor testemunho para o mundo.” Por fim, o padre ainda definiu o congresso como uma oportunidade imperdível da Igreja em Goiânia dar o seu testemunho de fé em Jesus Cristo.

Cronograma da caminhada para o Congresso Eucarístico

Após um breve intervalo, na segunda parte da reunião, Pe. Antônio Donizeth, da equipe de Liturgia Arquidiocesana, responsável pela elaboração do Instrumentum Laboris  do Congresso Eucarístico  Arquidiocesano (CEAR 2021), destacou que duas ferramentas são importantes para  que os padres, lideranças, conselhos e equipes paroquiais, sobretudo os conselhos pastorais, compreendam o Congresso e sua magnitude: o Instrumentum Laboris, ou Instrumento de Trabalho, e os Roteiros de Oração. Ele ressaltou que o tempo do processo do Congresso é um tempo de graça, de olhar para a Eucaristia, meditar e aprofundar o sentido dela e celebrar a altura do que é merecido e devido. Que haja abertura, que sejamos agraciados por todos os benefícios espirituais e temporais que para nós brotam da Sagrada Celebração Eucarística.  O padre ainda apontou o tema e o lema como foco e lentes para motivação da caminhada: “A Eucaristia, fonte e coroa de toda a Evangelização (Presbyterorum Ordinis, n. 5), marca decididamente o ser e a vida de cada batizado e de toda a Igreja. Por isso, ao se propor um Congresso Eucarístico Arquidiocesano, todos nós, que compomos este corpo de Cristo, nossa Igreja particular, somos motivados a não nos esquecer destes fundamentos: Felizes os convidados, Ceia do Senhor, Memória do Senhor”. Ele ainda indicou as reflexões do Papa Francisco sobre a Santa Missa, e apresentou o cronograma de ações até o encerramento do congresso, na Solenidade de Corpus Christi de 2021.

Logo em seguida, padre Cristiano Faria dos Santos, coordenador do Mestrado em Direito Canônico – Extensão Goiânia e a professora Helenisa Maria Gomes, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da PUC Goiás apresentaram a programação do Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé, que será realizado de 3 a 5 de setembro, no auditório da área 4, da PUC Goiás.

O arcebispo Dom Washington Cruz compartilhou que o Congresso veio como uma inspiração estando aproximando-se o fim de sua missão frente a Arquidiocese de Goiânia, “Tenho no coração o desejo de entregar ao meu sucessor uma Igreja mais Mariana e mais Eucarística.” Ao final da reunião, foi feita homenagem e bênção especial aos diáconos, por ocasião do Dia de São Lourenço, e aos pais presentes, pelo Dia dos Pais.

A Reunião Mensal de Pastoral acontece todo o segundo sábado de cada mês, direcionada especialmente para as lideranças, mas aberta ao todos os fiéis da Arquidiocese.

Talita Salgado