4. Produção de Vídeos para o Instagram

20/07/2019

Produção de Vídeos para o Instagram

Workshop foi ministrado pela mestre, professora de publicidade e propaganda Patrícia Quitero.

Produção de Vídeos para o Instagram - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Uma das atrações desse sábado (20) do 11º Mutirão de Comunicação (Muticom) foi a palestra Produção de Vídeos para o Instagram, ministrada pela mestre, professora de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Patrícia Quitero.

Patrícia explicou sobre a atual polêmica da retirada do número de curtidas, alteração recente da plataforma. Para ela essa estratégia serve para descentralizar o foco dos seguidores das blogueiras famosas e incentivar a produção de conteúdo por outros usuários. Além disso, ela enfatizou o uso de stories, IGTV e lives para engajamento de seguidores.

Motivada por uma necessidade vinda de outra plataforma, o YouTube, o Instagram nasceu para que artistas fotográficos publicassem o seu material autoral e, em razão do grande crescimento do aplicativo, a empresa Facebook a comprou. Segundo dados apresentados pela professora, houve um aumento de cerca de 10 milhões de usuários em um prazo de um ano, e o aplicativo virou uma das principais plataformas para a publicidade, por causa de seu engajamento.

Patrícia reforçou em sua fala que os diferenciais do Instagram são sua simplicidade, criatividade e privacidade, além da versatilidade que a rede social tem. Ela deu dicas para os iniciantes do aplicativo, como o uso de hashtags, vídeos curtos e a interatividade com os seguidores.

A palestrante ressaltou o papel dos influenciadores e incentivou o uso deles na Igreja. “Eu tenho uma formação católica, e percebi que a igreja evangélica está muito presente nas redes sociais. Por isso, é necessário que nós também estejamos, para haver a aproximação com os nossos fiéis”, explicou.

Ela orientou sobre a necessidade da criação de storytelling, a arte de contar histórias que sejam atrativos e relevantes ao público, e citou sobre a criação de story, lives e vídeos pelo IGTV. Segundo a professora, os pontos importantes para a produção de um conteúdo de qualidade ao público são: motivo, conteúdo, como e onde. Para finalizar, Quitero animou o público, ensinando a utilizar a ferramenta Fransolo nos stories do Instagram.

Para o padre e jornalista Andrey Nicioli, da Igreja de Porto Alegre, foi um momento de incentivo: “Essa palestra me serviu como um despertar. Além disso, é preciso que nós atuemos como um propagador do Evangelho”.

Pedro Duarte, estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação da professora Núbia Simão
Fotos: Rudger Remigio ​