4. Encerramento da Romaria 2019

Encerramento da Romaria 2019

Romaria é encerrada com lançamento do Jubileu de 180 anos da devoção

Encerramento da Romaria 2019 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Com o balanço total da participação de 3,2 milhões de pessoas durante os dez dias, a Romaria do Divino Pai Eterno de 2019 foi encerrada neste domingo, 7, de forma ainda mais especial. Após a chegada da Procissão Luminosa com o carro andor transportando a Imagem do Divino Pai Eterno, a missa teve início e, no fim, os romeiros foram surpreendidos com o lançamento oficial do Jubileu de 180 anos da devoção ao Pai Eterno. Um Selo Comemorativo foi apresentado para marcar o ano de comemorações com início hoje, 7 de julho de 2019, e término no dia 5 de julho de 2020.

A partir da gravura do artista goiano Sílvio Morais, o selo é composto por elementos que remetem ao futuro da devoção ao Pai Eterno. Estão representados no Selo, o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira, que deram início à devoção ao Pai Eterno; o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade; a silhueta da Nova Casa do Pai e a fé, representada pelos romeiros.

O decreto de anúncio da proclamação do Ano Jubilar foi assinado pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. O documento também decreta a concessão das indulgências parcial e plenária, bem como do centenário de emancipação de Trindade (GO), que também está relacionado com o Jubileu. “Somos Igreja reunida em pleno século XXI. Um devoção tão antiga que mantém unido o nosso povo. É comovente e emocionante ver a maré de gente andando pela Rodovia dos Romeiros, principalmente os jovens, que participam desta grande Festa. Aqui nos encontramos como irmãos na casa do Pai, por isso o nosso coração vibra e agradece”, afirmou o arcebispo.

O Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. André Ricardo de Melo, agradeceu o reconhecimento da Arquidiocese de Goiânia. “Gratidão a todos os romeiros que vem de tão longe, mas de um modo especial a todos os missionários redentoristas, que se empenham na propagação desta devoção e na realização desta Festa. Agradecemos a confiança do povo de Deus, que sempre nos ajuda a levar a Romaria a diante”, destacou.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, “puxou” o tradicional “Viva ao Divino Pai Eterno!”, seguido da queima de fogos, o que emocionou os romeiros que participaram da celebração de encerramento. Marinalva Santos, de Valparaíso (GO) esteve em Trindade durante os dez dias da Festa, mas segundo ela, é impossível não se emocionar no encerramento. “Todos os anos estou aqui e todos os anos eu choro! É muito lindo, é um sentimento de renovação, de paz, alegria e de que tudo sempre vai ser cada vez melhor, é esperança”, declarou.

Romaria 2019

Com o tema “Sede santos como vosso Pai é Santo”, a Romaria começou dia 28 de julho e seguiu até este domingo, 7 de julho com a participação de 3,2 milhões de pessoas. Foram dez dias de programação do maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do País, e a maior festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. No total foram realizadas 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Também acontecem desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais.

Fonte: Afipe