4. Realizada 16ª Romaria Arquidiocesana a Trindade

05/07/2019

Realizada 16ª Romaria Arquidiocesana a Trindade

Romaria é um ato de devoção, mas também de adoração ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Realizada 16ª Romaria Arquidiocesana a Trindade - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia 29 de junho, aconteceu a 16ª edição da Romaria Arquidiocesana a Trindade, com a bênção do bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes, no marco zero da Rodovia dos Romeiros. Durante o dia, grande parte das paróquias de nossa arquidiocese foram em peregrinação até o Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno.

Após a bênção, Dom Moacir ressaltou que a romaria é um ato de devoção, mas também de adoração ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. “A devoção ao Divino Pai Eterno é entregar a Deus o que é de Deus, a nossa adoração, a nossa submissão à sua vontade, porque Deus é o nosso Pai, que nos criou, que nos santifica. Nós chegamos, neste mundo, como peregrinos, voltando para casa do Pai, que é o coração de Deus.” Depois, o bispo auxiliar percorreu os 18 km como peregrino, rezando por suas intenções particulares e por todo o povo a ele confiado.

À noite, Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, presidiu a Novena Solene, no Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, no segundo dia da festa, que teve como tema geral “Sede Santos como Vosso Pai é Santo”. O tema da noite foi: “O Filho Jesus é o Santo do Pai Eterno”.

Em sua reflexão, durante a novena, o arcebispo dirigiu-se aos jovens, afirmando: “o que verdadeiramente conta na vida é a pessoa com quem se decide partilhar, mas com cuidado, pois toda pessoa humana é inevitavelmente limitada. Mesmo no matrimônio mais feliz, não se deixa de registrar momentos de desilusão, por isso devemos sempre ter fé em Deus, que é amor, e no filho, que é o amor do coração de Deus”.

Dom Washington afirmou também que nós, cristãos, devemos proclamar por todo o mundo que cremos firmemente e reconhecemos que Jesus é o Santo de Deus. Por fim, o arcebispo citou o trecho do evangelho de João (6,68): “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de Vida eterna”.Muitas paróquias se organizaram para fazer sua peregrinação e chegar a tempo de participar da novena presidida por Dom Washington.

No domingo, dia 30, Solenidade de São Pedro e São Paulo e terceiro dia da festa, a Novena Solene foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Levi Bonatto. O tema do dia foi “O Pai Eterno nos dá seu Espírito Santificador”. O bispo refletiu com os romeiros o que o Espírito Santo faz na vida de cada um. “O Espírito Santo, isto é, o amor, é o que modela nossa vida, conformando-a à vida de Cristo e isso possibilita nosso discernimento sobre nossas opções e o nosso lugar na Igreja e no mundo.” Dom Levi ainda explicou: “A santidade não é simplesmente fruto do esforço humano, antes é um dom do Pai Eterno aos seus filhos e filhas, em Seu Filho Jesus e pela força do Espírito Santo. E esse dom precisa ser exercitado e trabalhado”.

Marcos Paulo Mota
Acadêmico de Jornalismo da PUC Goiás