4. Na festa de Pentecostes, fiéis recebem Sacramento da Crisma

13/06/2019

Na festa de Pentecostes, fiéis recebem Sacramento da Crisma

No dia de Pentecostes, bispos confirmam cristãos na fé pelo Sacramento da Crisma

Na festa de Pentecostes, fiéis recebem Sacramento da Crisma - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A solenidade de Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa e no domingo seguinte da Ascensão do Senhor, quando Jesus sobe aos céus para junto do Pai, cumprindo o que ele prometeu. “Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei” (Jo 16,7).

Na solenidade de Pentecostes celebramos a vinda do Espírito Santo e o nascimento da Igreja, pois é a partir da vinda do Espírito Santo que os apóstolos saem para evangelizar, para batizar e curar as pessoas em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Então, a Igreja começa a crescer e passa a ser uma Igreja apostólica e universal.

Nós, cristãos católicos, devemos sempre rezar a Deus, pedindo que aconteça em nós um novo Pentecostes, pois ele significa a força do próprio Deus sobre a sua Igreja.

Crismas

Para celebrar a vinda do Espírito Santo, foram realizadas diversas celebrações de Crisma em nossa arquidiocese. O arcebispo e seus bispos auxiliares confirmaram na fé muitos jovens e adultos, ministrando o Sacramento da Crisma. No rito da Crisma, que acontece dentro da Missa, o bispo faz a seguinte oração: “Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, destes uma vida nova a estes vossos servos e os libertastes do pecado, enviai sobre eles o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de ciência e de piedade, e enchei-os do espírito do vosso temor”, impondo as mãos sobre os que serão crismados, pedindo que o Espírito Santo venha e derrame sobre eles os seus dons.

Dom Washington Cruz presidiu Missa Solene de Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Balneário Meia Ponte, em Goiânia; na Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia; e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral Metropolitana). Em sua reflexão, ele lembrou que é na solenidade de Pentecostes que se celebra o nascimento da Igreja. “A Igreja do Senhor, em toda a face da terra, celebra o dia do seu nascimento. O dia de Pentecostes é aquele em que a Igreja nasce no coração de Deus. A alma da Igreja é o Espírito. Por isso, ele desce sobre a Igreja reunida. Os discípulos somos todos nós, que recebemos a graça do Espírito Santo.”

Dom Levi Bonatto celebrou a solenidade no dia 8 de junho, à noite, na Comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia Santa Maria, em Goiânia; no domingo, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, também na capital, e na Comunidade São Sebastião, da Paróquia Sant’Ana, de Inhumas. Ele falou da ação de cada dom do Espírito Santo em nós, com destaque para o temor de Deus. “Muitas vezes, sentimos vontade de caluniar alguém, mas logo paramos para pensar e percebemos que não podemos fazer isso porque é pecado. Isso é a ação do temor de Deus em nós, não temor com relação a medo de Deus, mas respeito”.

Já Dom Moacir Silva Arantes presidiu a celebração na Paróquia São Leopoldo Mandic, no Setor Jaó, e confirmou na fé 12 pessoas da comunidade. Em sua reflexão, o bispo falou aos crismandos sobre o sentido do dia de Pentecostes. “Hoje é um dia de muita alegria para nós e também para vocês, pois hoje é o dia do Espírito Santo, dia em que vocês recebem o sacramento que vai fortificá-los com os dons do Espírito Santo”, enfatizou.

Marcos Paulo Mota
Acadêmico de Jornalismo pela PUC Goiás