Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Mensagem do papa sobre Comunicação e Muticom são temas da Reunião de Pastoral

16/05/2019

Mensagem do papa sobre Comunicação e Muticom são temas da Reunião de Pastoral

Reunião Mensal de Pastoral - Maio

Mensagem do papa sobre Comunicação e Muticom são temas da Reunião de Pastoral - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No último sábado, dia 11, foi realizada a Reunião Mensal de Pastoral da Arquidiocese de Goiânia, tendo como tema principal a Mensagem do papa Francisco pelo 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulada “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. O Pe. Rafael Vieira (então assessor de Comunicação da CNBB) apresentou uma síntese da Mensagem do Sumo Pontífice da Igreja. Para animar a reflexão proposta, foram convidados os jornalistas Matheus Ribeiro (TV Anhanguera), José Luiz Martins (Interativa FM) e Eliani Covem (PUC Goiás).

 

A professora doutora Eliani Covem falou sobre a responsabilidade necessária no uso das redes sociais, chamando atenção para dados importantes.  Segundo ela, um terço da população mundial usa as redes sociais e, segundo pesquisa recente, 24% dos jovens usuários das redes afirmaram que há um uso exagerado e que esse fator causa problemas de saúde. A professora salientou que “precisamos ter um cuidado com o que postar, verificar a veracidade dos fatos para depois compartilhar alguma informação”, concluindo com frase do papa em sua mensagem: “O uso das redes sociais deve prevalecer para levar a boa notícia e difundir o bem”.

 

O jornalista Matheus Ribeiro discorreu sobre a facilidade que a comunicação tem de unir e também de afastar as pessoas. Apesar de ter uma vida pessoal e profissional integrada com a tecnologia e valorizar seus benefícios, ele defende uma mudança de comportamento nas redes sociais, onde as pessoas estão mais interessadas em afirmar suas ideias do que ouvir, conhecer a realidade. “Preocupa-me e entristece-me ver a enorme raiva presente nas redes. Como enfatiza o papa Francisco na Mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais, não procuramos o que nos une, mas as nossas diferenças, o que nos divide, dando espaço à suspeita e à explosão de todo o tipo de preconceito – étnico, sexual, religioso e outros”, ressaltou.

 

O apresentador do programa “Doa a Quem Doer”, da Rádio Interativa de Goiânia, José Luiz Martins, também deu sua contribuição na reflexão sobre a mensagem do papa, alertando sobre os grandes riscos das fake news (falsas notícias) para a vida das pessoas e para coletividade, uma vez que podem interferir até no resultado de eleições. Para José Luiz, as redes sociais divulgam muitas coisas boas, conhecimento, inovação, mas também podem fazer com que as pessoas se percam, principalmente os jovens em fase de formação de valores. Ele pretende criar seu filho na Igreja, onde a busca de comunhão nos torna capazes de sermos boas pessoas.

 

Padre Vitor Simão, coordenador da Reunião Mensal de Pastoral, destacou a importância de se fazer uma reunião para refletir sobre comunicação. “É o desejo da Igreja desde o Concílio Vaticano II, através do Decreto Inter Mirifica sobre a comunicação, que estabeleceu um dia para tratar da comunicação social, desde 1963, celebrado na Festa da Ascenção do Senhor”, lembrou.

 Foi apresentada ainda uma performance teatral, em tom humorístico, pelo Grupo Arte e Graça, do Santuário da Sagrada Família, que enfatizou a importância de se compartilhar nas redes sociais somente coisas que forem de fonte confiável.

 

Arquidiocese sediará Muticom 2019

O Pe. Rafael também apresentou a programação do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom 2019), que é promovido a cada dois anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, neste ano, será sediado pela Arquidiocese de Goiânia, de 18 a 21 de julho. O tema deste ano é Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social. 

 

Confira os temas, conferencistas e toda programação, acessando o site do evento, onde podem ser feitas as inscrições: muticom.com.br. Entre os conferencistas estão Moisés Sbardelotto, Gustavo Maia, Adriana Miranda, Nilson Klava, Ciro Marcondes Filho, Wolmir Amado, Willian Bonfim, Patrícia Quitero e muitos outros estudiosos dos temas evidenciados.

 

 

Dom Washington Cruz enfatizou a importância do Muticom para a Arquidiocese de Goiânia, para a comunicação na Igreja e na sociedade. “O Muticom será um evento histórico para nossa arquidiocese. O Centro Pastoral Dom Fernando será transformado na “Cidade da Comunhão”, termo que caracteriza o projeto desse encontro. Estamos pensando em manter este sugestivo nome para aquele espaço, onde temos três seminários, o Auditório Mãe Deus, o Instituto de Filosofia e Teologia, e a casa dos bispos. É certamente o espaço para que a arquidiocese possa criar cada vez mais comunhão”, informou.

 

 

TV Pai Eterno e PUC TV

 

Presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz a reunião contou ainda com a presença da jornalista e diretora de comunicação da Associação Filhos do Pai Eterno, Cláudia Belo, que convidou todos para a Solene Celebração de Ação de Graças que ocorreria no dia 15, pelos 15 anos da Afipe e pela inauguração da TV Pai Eterno.

 

O diretor da PUC TV e pró-reitor de Comunicação da PUC Goiás, professor Eduardo Rodrigues, também falou sobre os dez anos de atuação da emissora, convidando todos a conhecerem a sua programação e a interagirem com ela. O diretor citou exemplos dos programas que são diretamente ligados à arquidiocese, como o Programa Encontro Semanal TV, a transmissão de missas e o programa de Dom Washington Cruz, Oração por um Dia Feliz, no qual o arcebispo faz uma reflexão sobre o Evangelho do dia.

 

Ao final da reunião, Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar da nossa arquidiocese e coordenador de pastoral, convidou os presentes para a 11ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida Contra o Aborto, que será realizada no dia 30 de maio, a partir das 14h30, saindo da Praça Cívica, em Goiânia. Por ser sábado, véspera do Dia das Mães, as mães presentes receberam as bênçãos de Dom Washington. A próxima Reunião Mensal de Pastoral será no dia 8 de junho.

 

 Marcos Paulo e Eliane Borges