Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Médicos cubanos estão aptos a cuidar de idosos em Goiânia e Região Metropolitana

10/05/2019

Médicos cubanos estão aptos a cuidar de idosos em Goiânia e Região Metropolitana

Médicos cubanos estão aptos a cuidar de idosos em Goiânia e Região Metropolitana - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

As famílias que têm idosos em casa precisam de cuidados especiais. Em Goiânia e Região Metropolitana, esse trabalho pode ser desempenhado, a partir de agora, por médicos cubanos que se formaram no curso de cuidador de idosos, oferecido pelo Abrigo São Vicente de Paulo. Além da formação em medicina que já os qualifica para atuar na área da saúde, eles estão aptos também a cuidar de idosos. Além da nova formação, o grupo de oito médicos participou do Programa Mais Médicos, por mais de dois anos.

“Nós precisamos mostrar à comunidade de Goiânia que existem médicos profissionais dispostos a trabalhar como cuidadores de idosos, para que possam exercer, de algum modo, a sua vocação de cuidar das pessoas que precisam. Hoje, alguns deles realizam trabalho voluntário”, disse o presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, Florentino Luiz Ferreira.

Ednamar Aparecida de Oliveira, Presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos e Similares de Goiânia e Região Metropolitana (ACIS-GRM), comentou que o primeiro contato foi realizado pelos próprios médicos. “O primeiro contato partiu deles, interessados em trabalhar, já que o Programa Mais Médicos foi encerrado. Agora, como cuidadores de idosos, eles precisam da sensibilidade das pessoas, pois são bem formados, fizeram os testes, plantões de 12 horas, e estão aptos a oferecer uma mão-de-obra mais que qualificada”, explicou. 

Durante a formação no curso de cuidador de idosos, os médicos cubanos concluíram com êxito 80h de aulas teóricas e 100h de aulas práticas, totalizando 180 horas de curso

Formatura

 

No dia 3 de maio, aconteceu a Formatura da 4ª Turma de Curso de Cuidador de Idosos do Abrigo São Vicente de Paulo. Como de costume, uma pessoa é homenageada como padrinho da turma e, neste curso, foi a vez do padre Arraes, que foi acolhido pelo abrigo. Ao todo foram capacitadas, nesta turma, 16 pessoas, entre elas os oito médicos cubanos que deixaram seu país com a missão de trabalhar pelas comunidades mais longínquas e carentes do nosso imenso Brasil.

A mais experiente do grupo, Dra. Mipsary, disse, em entrevista, que é médica há mais de 20 anos e garantiu que é muito bem capacitada para atuar na área da saúde. “Temos formação superior e, ao chegar ao Brasil para atender ao Programa Mais Médicos, nós fizemos mais um ano de Especialização em Atenção Básica em Universidades Federais Brasileiras, para nos preparar ainda mais nesta que é a área mais importante da medicina. Nós trabalhamos mais de dois anos em prevenção e melhoramos a qualidade de vida das pessoas em todos os lugares em que atuamos e sabemos que os resultados estão aí para comprovar”.

A médica Nancy comentou o seu desejo de conseguir trabalho como cuidadora de idosos. “Queremos oferecer o nosso melhor para cuidar dos idosos, pois somos médicos e temos formação qualificada, além da nova capacitação em cuidados com idosos”. Os oito médicos atuaram no Programa Mais Médicos por mais de dois anos, na capital e no interior do estado do Maranhão, que é considerado o estado da federação com o maior índice de mortalidade infantil do país: 24,7 por cada mil nascidos vivos.

 

CONTATOS

Contate os médicos por meio da Associação de Cuidadores de Idosos e Similares de Goiânia e Região Metropolitana (ACIS – GRM), pelo telefone (62) 99368-5235, falar com Ednamar.