4. Reunião de Coordenadores da Pastoral da Comunicação

11/04/2019

Reunião de Coordenadores da Pastoral da Comunicação

Arquidiocese convoca agentes da Pascom para o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Reunião de Coordenadores da Pastoral da Comunicação - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Maior evento de comunicação na Igreja Católica no Brasil, Muticom acontecerá desta vez em Goiânia, de 18 a 21 de julho, no Centro Pastoral Dom Fernando.

Na primeira Reunião de Coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) do ano, no dia 6 de abril, a Arquidiocese de Goiânia convocou os agentes da pastoral das paróquias a se inscreverem no 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, nos dias 18 a 21 de julho. “Estamos na reta final da organização do evento, faltam menos de 100 dias para acontecer e esta é a oportunidade de participar do maior evento de comunicação promovido pela Igreja Católica no Brasil”, afirmou Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e responsável pelo Vicariato para a Comunicação (Vicom) da Arquidiocese. Participaram do encontro 60 agentes da Pascom de 38 paróquias.

Eliane Borges, coordenadora do Vicom, também convidou os agentes a se inscreverem no evento e multiplicarem na internet esse grande acontecimento nacional a realizar-se na Igreja de Goiânia. “Publiquem nos sites e nas redes sociais das paróquias, multipliquem essa comunicação, para que chegue aos que já atuam na Pascom, mas também para outros interessados”, disse. A expectativa é que o Muticom acolha mais de 600 pessoas entre os participantes de Goiás e demais estados brasileiros.

Durante o encontro, Ricardo Rocha, diretor da Apoio Internacional, empresa especializada em turismo e assessoria, e responsável pela parte de inscrições, estrutura e hotelaria do Muticom, apresentou a Cidade da Comunhão, espaço projetado no CPDF para acolher o Mutirão de Comunicação. Ele ressaltou que a estrutura do evento é totalmente pensada em mobilidade, como os locais das palestras, as trilhas e a praça de alimentação. Rocha também explicou que a internet a ser usada foi pensada para a multiplicação do evento ao vivo pelos participantes em seus dispositivos móveis. “O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas por meio de uma banda de 100 mega num raio de 15 km de distância, pois todos os participantes são players aptos a divulgar o evento.”

Em um dos momentos do encontro, um vídeo foi transmitido aos participantes com uma mensagem do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tulius, que explicou a nova identidade visual da Pastoral da Comunicação, a ser adotada pela pastoral em todas as dioceses, paróquias do Brasil. Ele convidou todos para o Muticom: “Vocês de Goiânia são privilegiados em sediar e ter a oportunidade de participar de um evento tão importante de comunicação”. Também deixou sua mensagem irmão Diego Joaquim, coordenador regional da Pascom. “Será um evento muito importante para os agentes da Pascom, mas também para os estudantes de comunicação e todos aqueles que se dedicam a esta ciência, pois estaremos discutindo temas fundamentais, como: democracia, políticas de comunicação e responsabilidade social. Além disso, teremos outros eventos agregados, como o Encontro Nacional de Jornalistas da CNBB e a entrega dos Prêmios de Comunicação”, afirmou.

A assessora de comunicação da Arquidiocese de Goiânia, Talita Salgado, comentou sobre a grandiosidade do Muticom e a quantidade de atividades que fazem dele um evento importante e acessível, sobretudo para os agentes da Pascom no estado de Goiás e no Distrito Federal. “Teremos diversas palestras e conferências com nomes importantes da comunicação no país e os participantes poderão circular no evento, participar um pouco de cada atividade, percorrer as trilhas do conhecimento. Serão experiências que vão ampliar nossa visão sobre comunicação e nos ajudarão em nossos trabalhos nas paróquias.”

Célia Leão Ramos, da Comunidade Santo Antônio, da Paróquia Sant’Ana, de Inhumas, já se inscreveu. Ela falou sobre suas expectativas para o evento e contou que esta é a primeira vez que ela participará do Muticom. “Nós temos a possibilidade de participar deste evento único. Acredito que vamos aprender muito sobre comunicação e tecnologia. Vou tentar trazer mais pessoas da minha paróquia e convido todos a se inscreverem”, reforçou.

Fúlvio Costa