4. Bispos visitam Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz

09/04/2019

Bispos visitam Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz

Dom Washington Cruz expressa paternidade em Visita Pastoral à paróquia

Bispos visitam Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, da Vila União, recebeu a Visita Pastoral do arcebispo e dos bispos auxiliares, de 28 a 31 de março. Foram dias de conhecimento e proximidade com aquela comunidade paroquial. No domingo, 31, a Santa Missa de encerramento da visita foi presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, que proclamou, em sua homilia, o desejo de que os paroquianos promovam uma Igreja em saída, preocupada com seus doentes e idosos, crianças, adolescentes, jovens e famílias, e interessada pela dimensão vocacional.

O arcebispo, como tem feito em todas as suas visitas pastorais, expressou a paternidade de Pastor da Igreja de Goiânia, conversando com os paroquianos, rezando com eles e cantando. Após a missa, ele convidou grupos de pessoas para se aproximarem do altar. Às crianças presentes ele pediu que rezassem de joelhos as orações do Pai Nosso e Ave Maria, e as questionou também sobre a catequese. Com os jovens, ele cantou e emocionou a todos com a canção Jesus Cristo, de Roberto Carlos, e pediu que eles tenham perseverança na caminhada cristã. Ao grupo de homens, ele comentou: “Quantas histórias vocês teriam para me contar, se pudéssemos tirar um tempo para isso. Histórias de sofrimento, mas também de muitas alegrias. Continuem firmes, pois vocês são também o sustento desta comunidade”, afirmou. Com as mulheres, o arcebispo cantou Nossa Senhora, de Roberto Carlos. Aquele foi um momento de fé e oração que ficará marcado na vida daquelas pessoas.

O bispo auxiliar e coordenador arquidiocesano de pastoral, Dom Moacir Silva Arantes, fez a visita pastoral à paróquia, no dia 28 de março. Como de costume, ele explicou que o bispo é sucessor dos apóstolos e o pai da comunidade. Ele também comentou que a boa comunidade é aquela em que as pessoas se sentem bem. “A boa paróquia não é a que mais constrói prédios, mas aquela em que seus paroquianos se sentem uma família. O desafio é ser comunidade acolhedora”, afirmou. “No entardecer da vida seremos julgados pelo amor”, disse o bispo, citando São João da Cruz.

Dom Moacir pediu também que a paróquia tenha sempre a catequese como prioridade, pois se trata do coração da Igreja, juntamente com a liturgia e a caridade. Sobre o Conselho da paróquia, sugeriu que seja formado por representantes da própria comunidade. Alguns membros fizeram questionamentos ao bispo sobre a participação dos jovens na vida da Igreja. O que fazer para atraí-los? Dom Moacir disse que cada paróquia deve descobrir o modo criativo de fazê-lo e fez comentários sobre o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, lembrando que o Documento Final do evento traz conteúdo importante e indispensável sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

No dia 28 de março, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, se reuniu com o Conselho Econômico da paróquia. A próxima Visita Pastoral será na Paróquia Jesus, Maria e José, do Parque Anhanguera I, em Goiânia.

Fúlvio Costa