4. 57ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil

02/04/2019

57ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil

Aberto o credenciamento de jornalistas que vão cobrir 57ª AG

57ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, no último dia 26 de março e vai até o próximo dia 19 de abril, o credenciamento para jornalistas e veículos de comunicação que desejam fazer a cobertura da 57ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil de 1º a 10 de maio, em Aparecida (SP).

O evento acontecerá no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida. Participam, segundo o Estatuto da CNBB, os 323 bispos na ativa, os 171 eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Este ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.

A versão que os bispos aprovarão na 57ª AG, produzida inicialmente pela Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023, foi objeto de sugestões e emendas dos órgãos da CNBB, como seu Conselho Permanente, dos bispos, dos organismos e pastorais da Igreja no Brasil. Sua atualização teve início ainda na 56ª AG do ano passado quando os bispos apontaram as primeiras sugestões.

O arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos desta comissão, lembra que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua.

As DGAE 2019-2023 que os bispos aprovarão estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Eleições e outros temas – Neste ano, já considerando a reforma do Estatuto da CNBB, aprovada na 56ª AG, a presidência da CNBB será composta da seguinte maneira: Presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; Secretário-geral e Vice-secretário-geral. A assembleia também elege 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Outros temas prioritários e diversos, reuniões, comunicações, celebrações e retiro integram a pauta da Assembleia. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

O credenciamento para a 57ª AG deverá ser feito até o dia 19 de abril, sexta-feira, por meio de preenchimento deste formulário. Encontra-se para download, anexado no formulário para credenciamento, o Guia para Jornalistas que contém uma série de orientações para os profissionais que atuarão em Aparecida (SP). As credenciais serão entregues no local, mediante apresentação da carteira de identidade.

Os interessados pode entrar aqui

Via CNBB