4. Lectio Divina 2019 - 1º Dia

13/03/2019

Lectio Divina 2019 - 1º Dia

“Fazei tudo o que ele vos disser”, este é o convite da Lectio Divina para o tempo quaresmal

Lectio Divina 2019 - 1º Dia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na noite do dia 9 de março, foi realizado o primeiro encontro da Lectio Divina (que, do latim, significa Leitura Divina) deste ano. O encontro acontece todos os sábados da Quaresma, às 19h30, na Paróquia Universitária São João Evangelista, localizada na Praça Universitária. Os encontros são orientados pelo bispo auxiliar, Dom Moacir Silva Arantes. O tema geral deste ano é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) e o assunto na primeira noite foram “As tentações no deserto”, a partir do trecho do evangelho “Cheio do Espírito Santo” (Lc 4,1).

Dom Moacir conduziu o momento com ensinamentos e reflexões sobre a leitura do Evangelho e chamou atenção para o “deserto”, mencionado nos trechos bíblicos, fazendo uma analogia ao apresentar e compará-lo com as provações da vida de cada um de nós. Momentos em que é preciso confiar e ter fé em Deus, “fazendo tudo o que ele nos disser”, como declarou.

A Lectio Divina é promovida pela Arquidiocese de Goiânia, por meio do Setor Juventude. O encontro é para todos, mas direcionado especialmente aos jovens, para que, durante a Quaresma, busquem mais a oração e o encontro pessoal com o Senhor, bem como a vivência profunda deste tempo forte na liturgia da Igreja, além de esclarecimento e “compreensão sobre o mistério do amor de Deus”, conforme afirmou o participante do evento, Rodrigo, de 36 anos.

Outros participantes como Bruna Ferreira, de 28 anos, e Pedro Henrique da Veiga, de 17, foram atraídos pelas sábias e leves palavras de Dom Moacir ao conversar com os jovens, os deixando mais confortáveis e familiarizados com os assuntos abordados durante o momento de oração e aprofundamento da palavra de Deus. Após a leitura realizada juntamente com os fiéis, foi realizada uma apresentação cultural e, logo depois, servido um lanche, finalizando as atividades da noite.

Jackeline Viana
Estagiária, acadêmica de Jornalismo da PUC Goiás